Notícias Bosch criou o primeiro painel de instrumentos curvo e teve mão portuguesa

Tecnologia

Bosch criou o primeiro painel de instrumentos curvo e teve mão portuguesa

Depois dos televisores e dos telemóveis com ecrã curvo chegou vez do painel de instrumentos. O Volkswagen Touareg será o primeiro a vir com esta tecnologia.

Painel de instrumentos curvo Bosh

Os painéis de instrumentos digitais curvos começam a chegar aos automóveis. A tecnologia já estava presente nos televisores e nos telemóveis mas só agora vai chegar aos automóveis através da Bosch.

O primeiro modelo a usufruir desta nova tecnologia vai ser o Volkswagen Touareg que estreará um painel de instrumentos curvo no Innovision Cockpit que equipa o maior SUV da marca alemã.

Parte das soluções utilizadas neste novo painel de instrumentos nasceram cá, em Portugal. A equipa de engenheiros que desenvolveu a tecnologia trabalha no Bosch Car Multimedia, em Braga, tendo ficado ainda responsável por especificar e desenhar todas as partes físicas do produto, montá-lo, e ainda expedi-lo para os clientes da Bosch.

VÊ TAMBÉM: Volkswagen mostra iluminação do futuro. Serão estes os farolins do próximo Golf?

Mais natural

A curvatura do novo painel de instrumentos da Bosch tenta simular a curvatura percecionada pelo olho humano por forma a que o condutor consiga facilmente identificar os sinais de aviso, inclusive os presentes nos cantos do ecrã. O novo ecrã da Bosch permite ainda reduzir o espaço ocupado, sendo que por baixo da superfície estão combinados vários ecrãs digitais, que retiram quase dois centímetros do espaço ocupado quando comparados com os ecrãs convencionais.

Painel curvo Bosh

Menos reflexos, mais segurança

Ao todo, o painel de instrumentos desenvolvido pela Bosch tem 12,3″, e permite ao condutor definir o conteúdo que surge, podendo escolher entre o velocímetro, mapas de navegação ou até a lista telefónica. Integrado no painel de instrumentos está um sistema de controlo inteligente (invisível ao condutor) que assegura que o condutor tem visibilidade permanente do conteúdo que quer consultar sendo que cada informação pode ser mostrada em todo o ecrã ou em conjunto com outros conteúdos.

A tecnologia desenvolvida pela Bosch utiliza um processo até agora usado para fabricar ecrãs planos de alto contraste designado “Optical Bonding”. Graças a isto o painel de instrumentos reflete até quatro vezes menos luz, resultando em menos reflexos incómodos e melhor contraste em qualquer ambiente de luminosidade.