Notícias Conhece as recriações de modelos de sonho da Ares Design

Design

Conhece as recriações de modelos de sonho da Ares Design

A Ares Design tem ganho nome ao recriar desportivos e GT do passado, a partir de bases contemporâneas. Reunimos as últimas propostas apresentada

Ares Design Project Wami

Já há uns tempos te tínhamos falado sobre o Ares Panther, um Lamborghini Huracán que “tinha o sonho” de se tornar num De Tomaso Pantera e que a Ares Design transformou numa versão moderna do cobiçado desportivo dos anos 70.

O Phanter é apenas um exemplo de um número crescente de modelos que a empresa italiana já tem ou terá em portefólio, recriando modelos históricos do passado, adaptados a bases contemporâneas.

Ares Design

Criada em 2014 por Dany Bahar, o ex-CEO da Lotus, a Ares Design tem-se especializado no mercado da customização e concepção de modelos “one-off” ou de produção muito limitada — e não é só automóveis, com projetos igualmente em motas e barcos. Os limites do que podem fazer depende da profundidade dos bolsos dos clientes, podendo ir de um novo volante a um interior forrado a pele vegan (o quê?), até um carro único feito com base num modelo já existente.

Graças à reputação conquistada com projetos como o Ares Panther, a Ares Design não tem tido mãos a medir nos últimos tempos graças a uma série de encomendas para fazer aquilo que melhor faz: carros únicos que evocam desportivos e GT do passado.

VÊ TAMBÉM: É um MX-5? É um Corvette? Não, é um Mitsuoka… Rock Star

Reunimos os seus projetos mais recentes.

Ares 250 GTO

Um dos projetos da Ares Design que mais atenções tem captado é o da criação de um tributo ao mítico Ferrari 250 GTO. A empresa italiana planeia produzir apenas 10 unidades deste 250 GTO dos tempos modernos e vendê-las por cerca de um milhão de euros, uma “pechincha” considerando os preços a que os Ferrari 250 GTO originais são transaccionados.

Ares Design 250 GTOAres Design 250 GTO

Como base para este projeto a Ares Design conta utilizar tanto o Ferrari 812 Superfast como o mais antigo F12 Berlinetta, ambos com arquitetura idêntica — motor longitudinal dianteiro e tração traseira. O CEO da empresa italiana afirmou que os futuros carros que vão estar equipados com o motor V12 vão ser tributos ao original e não cópias, defendendo que estes são “uma montra do que os nossos designers conseguem criar”.

Ares Design 250 GTO Ares Design 250 GTO
VÊ TAMBÉM: Lexus LFA Art Car é obra de um artista português

Ares Pony

Não te deixes enganar pelo nome, felizmente este projeto da Ares Design não tem nada a ver com o discreto e simples utilitário da Hyundai com o mesmo nome. Em vez disso é uma homenagem às linhas mestras do design dos grandes GT de quatro lugares de motor frontal da Ferrari que recorriam a potentes V12 e espalhavam classe pelas estradas entre as décadas de 70 e 80 do século passado.

Ares Pony Ares Pony

Partindo da base do Ferrari GTC4Lusso a Ares Design criou um modelo único que vai buscar inspiração a carros como o Ferrari 365 GT/4 2+2 de 1972 ou ao Ferrari 412, cuja produção terminou em 1989.

Uma vez que parte da base do GTC4Lusso, o Ares Pony pode vir equipado com um V12 com 689 cv e 697 Nm de binário e tração integral ou em alternativa com o outro motor que surge debaixo do capot do Ferrari dador, um V8 biturbo de 3.9 l que debita cerca de 610 cv e 760 Nm de binário, sendo que neste caso só com tração traseira.

Ares Pony Ares Pony
VÊ TAMBÉM: O Ferrari que venceu duas vezes Le Mans e ninguém sabia

Ares Project Wami

Depois de te termos mostrado dois projetos que foram buscar inspiração a antigos modelos da Ferrari, o terceiro projeto da Ares Design que te falamos mantém a inspiração em Modena, mas desta vez tem como objetivo ser uma homenagem aos antigos descapotáveis da Maserati e a julgar pelas imagens divulgadas pela empresa podemos dizer que nos parece que conseguiu cumprir o objetivo.

Ares Design Project Wami Ares Design Project Wami

Feito em alumínio e fibra de carbono ainda não é conhecida a base mecânica do Project Wami. No interior deste descapotável que vai buscar inspiração a modelos como o Maserati 2000 Spyder encontramos detalhes em alumínio e cabedal.

Ares Design Project Wami Ares Design Project Wami
VÊ TAMBÉM: Valentino Rossi na Fórmula 1. A história completa

Ares Panther

O último projeto da Ares Design de que te falamos é o Ares Panther, que já foi mencionado nas nossas páginas. Como sabes já te tinhamos falado deste projeto baseado no Lamborghini Huracán e que é uma homenagem ao De Tomaso Pantera.

Ares Design Project Panther Ares Design Project Panther

Ao contrário do modelo original, que usava um motor V8 da Ford — um dos grandes casamentos entre as carroçarias europeias e os portentosos V8 americanos —, o Ares Panther recorre ao V10 de 5.2 l do Lamborghini que debita cerca de 650 cv, permitindo ao carro criado pela Ares Design acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,5 s e alcançar os 322 km/h de velocidade máxima.

Ares Design Project Panther Ares Design Project Panther
Sabe esta resposta?
Quantos cavalos tem o Ferrari F40?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ferrari F40. Três décadas a apaixonar (e intimidar)
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ferrari F40. Três décadas a apaixonar (e intimidar)