Notícias Governo vai atualizar tabelas ISV e IUC para 2019

WLTP

Governo vai atualizar tabelas ISV e IUC para 2019

A 7.ª Conferência Gestão de Frotas Expo & Meeting, da Fleet Magazine, terá lugar a 9 de novembro. O impacto do WLTP no ISV e IUC será um dos temas em discussão.

Carros usados

O governo admitiu, pela primeira vez, alterações em 2019 nas tabelas que servem para cálculo do Imposto Sobre Veículos (ISV), de modo a adequá-las ao novo regime de homologação de emissões, o WLTP.

“As tabelas de IUC e ISV serão atualizadas tendo em conta o novo sistema de medições WLTP através do OE 2019”, foi a garantia dada pelo gabinete do Ministério das Finanças em resposta a questões da Agência Lusa.

A necessidade de revisão da fórmula de cálculo do ISV face ao esperado aumento dos índices de CO2, em resultado de um novo ciclo de emissões mais severo mas próximo das condições reais de condução, que um estudo da ACAP estima poder ser de 10% numa primeira fase, tem estado a preocupar o mercado que tem reagido com aumento de stocks de viaturas para comercializar nos últimos meses de 2018.

conferencia fleet magazine

Conferência Gestão de Frotas Expo & Meeting

A importância do tema e o previsível impacto que deverá ter sobre as frotas das empresas justifica que a questão do WLTP seja também um dos temas transversais aos trabalhos da 7.ª CONFERÊNCIA GESTÃO DE FROTAS EXPO & MEETING, organizada pela FLEET MAGAZINE, que volta a reunir-se dia 9 de de novembro no Centro de Congressos do Estoril.

Daí que justifique uma abordagem ampla, que se estende desde uma análise ao impacto fiscal (a Conferência vai realizar-se imediatamente a seguir à apresentação da proposta de orçamento de Estado para 2019), às opções de atribuição das viaturas para efeitos de Tributação Autónoma e previsíveis alterações na Política de Frota, às consequências para o reporte ambiental das empresas e, naturalmente, opções alternativas com análises TCO comparativas.

Estes não vão ser os únicos temas em discussão nem o único motivo de interesse do maior evento do setor das frotas automóveis das empresas em Portugal (veja alguns participantes da edição de 2017), onde, além da componente formativa e do potencial de networking gerado, é naturalmente um espaço de encontro e camaradagem entre profissionais do setor automóvel.


Consulta a Fleet Magazine para mais artigos sobre o mercado automóvel.