Notícias Rali Bridgestone First Stop celebra 30 anos. Estes são os vencedores do Rali da Guarda

Desporto Motorizado

Rali Bridgestone First Stop celebra 30 anos. Estes são os vencedores do Rali da Guarda

Nuno Antunes voltou à carga e venceu, pela segunda vez, o Rali Bridgestone / First Stop, após a estreia, em 2016, na subida ao lugar mais alto do pódio.

Rali da Guarda

A 22ª edição do rali turístico desportivo, conhecido como Rali da Guarda e que decorreu de 29 de junho a 1 de julho, marcou os 30 anos deste encontro de representantes das marcas automóveis, pilotos, organizadores e jornalistas e contou com a participação de 45 equipas e um total de 120 pessoas, das quais 19 completaram a prova de maneabilidade que decorreu no sábado à tarde, junto ao mercado municipal da cidade mais alta.

As melhores prestações femininas foram as de Olga Marlene Pereira, em Peugeot, que cumpriu o percurso em 59,137s, imediatamente seguida de Teresa Reis, em Mercedes, com 59,790s e Bianca Bessa, em Fiat com 1min03,924s.

As subidas ao pódio dos melhores classificados foram feitas com o espumante em garrafa magnum de Figueira de Castelo Rodrigo, sendo que todas as equipas receberam troféus SPAL de participação no almoço de encerramento. Presença forte também a da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior, que realizou uma prova de vinhos do agrado de todos.

Como habitualmente, as marcas realizaram uma ação de entretenimento para os participantes, desta vez uma ação conjunta de competição entre Renault, Ford e Bridgestone / First Stop, na qual as equipas foram desafiadas a puxar pela criatividade e conhecimento sobre vocabulário da língua portuguesa. No “Conhecimento em Velocidade” saiu vencedora a marca Bridgestone / First Stop.

O pódio
Nuno Antunes, em MINI John Cooper Works GP, realizou a prova em 39,053s, com apenas 28 centésimas de diferença de Francisco Carvalho, em MINI 1275 GT. Araújo Pereira, em Skoda Fabia, conquistou o terceiro lugar do pódio, realizando a prova em 41,635s.

Na prova de maneabilidade, não faltaram as mais inusitadas participações, nomeadamente Pedro Gil, em táxi, e André Coelho, a substituir o pai, ao volante de um pequeno Ferrari elétrico.

A boa disposição e as brincadeiras são, aliás, características de tradição deste rali, o que foi confirmado por Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro de Portugal, que também alinhou à partida.

Entre os automóveis que compuseram a caravana do Rali da Guarda estiveram ainda um Nissan 370Z Nismo, um Mazda MX-5, um Mercedes-AMG A45, e uma Volvo V90 Cross Country Ocean Race, entre outros.

A nossa participação

Como parceiros do Clube Escape Livre, também a Razão Automóvel esteve presente no Rali da Guarda, ao volante de um sempre divertido Toyota GT86. A tração traseira permitiu-nos algum espetáculo, mas se não fosse um erro de percurso, que nos valeu uma penalização, até podíamos ter conseguido chegar ao pódio. Fica para a próxima…

No Rali, os participantes realizaram ainda um percurso de estrada que ligou os concelhos da Guarda e de Pinhel, conheceram o pálio de ouro de Cidadelhe que em breve passará a ter espaço próprio de visita, e visitaram o Museu Municipal de Pinhel.

Não faltaram ainda ofertas que são sempre bem acolhidas pelos participantes, nomeadamente da BP, Câmara da Guarda e Turismo do Centro.

RELACIONADO: Clube Escape Livre com calendário recheado de atividades para 2018