Efeméride

O Lotus n.º 100 000, um Evora GT410 Sport, pode ser teu por pouco mais de 20 euros

Cem mil carros produzidos parece não ser muito, mas é um marco significativo para um pequeno fabricante como a Lotus Cars.

A Lotus, pequena fabricante inglesa de desportivos, conhecida pelo seu lema — Simplify, then add lightness ou simplifica, depois adiciona leveza —, atingiu um importante marco na sua história, ao ter produzido o seu carro número 100 000.

Considerando que a Lotus Cars nasceu em 1952, 100 000 carros não parece muito — a Autoeuropa prevê produzir 200 mil T-Roc ao ano —, mas não convém esquecer não só a dimensão do construtor, como a especificidade dos carros que faz e ainda alguns anos conturbados que passou, quase a fechar portas.

#100000

O carro número 100 000 é um Lotus Evora GT410 Sport, e destaca-se também por prestar um devido tributo a Jim Clark, bicampeão de Fórmula 1 em 1963 e 1965, piloto que correu sempre na Lotus (1960-1968), até à sua morte precoce aos 32 anos num acidente em corrida numa prova de Fórmula 2.

RELACIONADO: Será desta? Novo Lotus Esprit a caminho… e não só
Lotus Evora GT410 com Lotus Elan S2 de Jim Clark
Lotus Evora GT410 com Lotus Elan S2 de Jim Clark

Este muito especial Lotus Evora GT410 Sport foi revelado no último Goodwood Festival of Speed, e foi acompanhado pelo Lotus Elan S2 que pertencia a Jim Clark, oferecido a este pelo fundador da Lotus, Colin Chapman. O Elan S2 de Jim Clark foi o primeiro S2 a sair da linha de produção, e sabemos que o usou devidamente — no primeiro ano fez mais de 24 mil quilómetros ao volante do pequeno desportivo.

O Evora presta homenagem ao Elan do piloto, replicando a pintura deste, com a carroçaria em vermelho e um teto em prateado. Também o interior apresenta revestimentos com padrão tartan, a evocar as origens escocesas do piloto, assim como podemos encontrar a assinatura do piloto na carroçaria e placa identificadora no interior.

Podes ganhar este Lotus Evora

Esta unidade em particular será rifada, e também podes concorrer. Basta responder a uma simples questão no website dedicado ao evento, e comprar, pelo menos, uma rifa por 20 libras (22,5 euros). O vencedor será anunciado no verão de 2019, na inauguração do Jim Clark Museum.

A post shared by Lotus Cars (@grouplotusplc) on

As receitas terão como destino associações de caridade, e serão entregues ao The Jim Clark Trust, um fundo dedicado a celebrar a história do piloto, que inclui a construção do museu na sua cidade natal em Duns, Escócia, onde será declarado o vencedor deste Lotus Evora GT410 Sport.

Mais artigos em Notícias

Os mais vistos