Notícias Não é montagem. O Honda Civic Type R pick-up é uma realidade

Pick-Up

Não é montagem. O Honda Civic Type R pick-up é uma realidade

A Razão Automóvel há um ano: "A Honda acaba de anunciar o lançamento de uma versão pick-up do novo Civic Type-R. Nunca vais ler isto em lado nenhum…" Oh, como estávamos enganados.

Foi há mais ou menos um ano que publicámos uma projeção — cortesia da X-Tomi Design — do que seria um Honda Civic Type R pick-up, e por muito espetacular que fosse, naturalmente nunca veria a luz do dia. Apesar do fascínio pelas pick-up e ute australianas — também derivadas de carros ligeiros — que temos, o investimento necessário à conversão dificilmente compensaria o retorno para a Honda.

Mas aqui está ela, uma pick-up com base no Honda Civic Type R — não esperem é encontrá-la à venda.

Trata-se de um projeto especial, encetado pelo departamento de Engenharia de Produto da fábrica inglesa da Honda, em Swindon, onde o Civic é produzido, a propósito do SMMT (Society of Motor Manufacturers & Traders) Test Day 2018, no Reino Unido.

Honda Civic Type R pick-up

Project P

Com o nome de código “Project P”, esta muito especial pick-up começou como um Honda Civic Type R de pré-produção. As grandes diferenças residem do pilar B para trás: deixa de haver portas traseiras, assim como o volume superior traseiro. Onde deveriam estar os lugares traseiros e bagageiras, passa a haver uma caixa de carga forrada a alumínio.

A transformação foi efetuada de tal forma que conseguiram manter as óticas traseiras, assim como a enorme asa traseira do Type R — uma das suas imagens de marca —, com esta a estar integrada no portão de acesso à à bagageira, desculpem, área de carga.

Destino: Nürburgring

Aparte a distinta carroçaria, continua a ser o Honda Civic Type R que conhecemos e gostamos — 320 cv extraídos de um 2.0 Turbo, menos de 6s dos 0 aos 100 km/h, e uma velocidade máxima de 272 km/h. E tal como o Type R dispõe também dos modos de condução, incluíndo o +R, o mais acertado para circuito.

Circuitos onde a Honda quer demonstrar a superioridade do seu hot hatch — já é o mais rápido tração dianteira no circuito de Nürburgring —, decore atualmente o Honda Civic Type R Time Attack 2018, com o objetivo de bater o recorde para o mais rápido FWD ou tração dianteira em vários circuitos europeus. Já conseguiu o recorde em Magny-Cours, França, e o circuito do Estoril também será visitado pela Honda.

Agora, com o Project P, os responsáveis da Honda estão a considerar levar a pick-up ao “inferno verde”, para reclamar o recorde de pick-up de tração dianteira mais rápida.

Nós temos uma divisão de projetos especiais na fábrica em Swindon e este projeto foi uma oportunidade fantástica para a equipa mostrar o que as suas mentes criativas podiam fazer. A paixão que os nossos engenheiros têm pela Honda é demonstrada na nossa última criação e até estamos a considerar levá-la ao Nürburgring para ver se conseguimos o recorde para a pick-up de tração dianteira mais rápida.

Alyn James, diretor do projeto

Phil Webb, diretor dos automóveis Honda, no Reino Unido acrescentou que, apesar de não haver planos para a sua produção, a rápida pick-up será usada como transporte para os produtos usados nos jardins e relvados da fábrica e, claro, será usada quando requisitada… nem que seja para uma “voltinha”.

Honda Civic Type R pick-up

Termino como comecei, com uma citação do artigo do Guilherme há um ano, quando lamentávamos a impossibilidade de haver uma pick-up com base no Honda Civic Type R: “Especulações à parte, claro que a Honda nunca faria tal coisa, mas a ideia de uma pick-up Civic Type-R a dissecar o Nürburgring […], seria fantástica.” — grandes são os teus poderes de adivinhação…

Sabe esta resposta?
Qual destes modelos também teve uma versão Type R?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Honda Accord Type R, o mais “adulto” dos Type R