Notícias Nissan atira-se ao Model 3 com Leaf de 218 cv e 360 km de autonomia

Elétricos

Nissan atira-se ao Model 3 com Leaf de 218 cv e 360 km de autonomia

Numa altura em que a Tesla ameaça com o Model 3, a Nissan pode estar já a preparar o troco. Mais precisamente, com um Leaf de 218 cv, uma autonomia de 360 km e carregamentos rápidos de 100 kW.

Nissan Leaf

A notícia foi posta a circular pelo site Push EVs, citando aquilo que descreve como informação interna da própria Nissan, garante que a marca nipónica está determinada a fazer frente à sua congénere norte-americana, no domínio da mobilidade elétrica. A qual, recorde-se, já é vista por muitos consumidores como uma referência no automóvel elétrico.

Numa altura em que a Tesla ataca o mercado com aquele que será o seu modelo de grande volume, o Model 3, a Nissan estará já a preparar uma nova versão do Leaf, para lançar no mercado lá mais para o final do ano, de argumentos fortemente reforçados e capaz de competir diretamente com a criação de Elon Musk.

Entre as principais armas deste novo Nissan Leaf, destaca-se uma bateria de maior capacidade, aproximadamente 64 kWh (40 kWh no Leaf já em comercialização), acompanhada de um motor elétrico a debitar qualquer coisa como 218 cv e, por fim, um carregador integrado cuja capacidade pode variar entre os 11 e os 22 kW.

NISSAN LEAF 2018 PORTUGAL

Baterias passam a ser da LG Chem

O salto na capacidade das baterias levou à escolha de outro fornecedor. Em vez da AESC que fornece atualmente este tipo de componentes — companhia criada pela própria Nissan, mas que o fabricante automóvel decidiu vender, no último verão —, para esta variante mais possante a escolha recairá na LG Chem.

Por sinal, o mesmo fornecedor da Renault, que as usa no Zoe, e da General Motors, que as usa no Ampera-e. Já a Tesla, utiliza nos seus modelos baterias da Panasonic.

As novas baterias da LG Chem deverão ainda contemplar um sistema de gestão de temperatura, inédito na Nissan, além de permitirem carregamentos rápidos com potências até mais ou menos 100 kW.

De resto e a demonstrar a evolução que este novo sistema de baterias representa, a Nissan terá inclusivamente elaborado um quadro comparativo, entre a versão regular e a futura versão do Leaf a lançar este ano, que aqui passamos a mostrar-te:

Nissan Leaf II especificações 2018

Mais potência e autonomia

Embora as informações agora divulgadas pelo site Push EVs careçam ainda de confirmação oficial, a verdade é que não faltam dados a reafirmar este novo posicionamento que a Nissan quer dar à segunda geração do Leaf.

Numa apresentação interna da própria marca, o Leaf é colocado frente-a-frente já não com propostas como o Volkswagen e-Golf, o Hyundai Ioniq Electric ou o Ford Focus Electric — isto no mercado norte-americano —, mas antes com adversários de maior autonomia ou potência.

Nissan Leaf 2.ª geração 2018

É o caso do Chevrolet Bolt, o qual anuncia, segundo os parâmetros americanos, a capacidade de fazer até 383 km com uma só carga, ou do já referido Tesla Model 3, elétrico que deverá surgir com uma potência de 258 cv, assim como com uma autonomia de 354 km.

Sabe esta resposta?
Qual o motor que ostentava o Ferrari 612 Scaglietti?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ferrari 612 Scaglietti. Antecessor do FF e GTC4Lusso à venda em Inglaterra