Notícias Tecnologia Cellular-V2X. Carros inteligentes já podem comunicar

Condução Autónoma

Tecnologia Cellular-V2X. Carros inteligentes já podem comunicar

Chama-se Cellular-V2X e é uma invenção conjunta da Bosch, Vodafone e Huawei. Objetivo: tornar a condução, inclusive a autónoma, mais descontraída, eficiente e segura.

Bosch Cellular-V2X 2018

Com a condução autónoma a aproximar-se a passos largos, Bosch, Vodafone e Huawei acabam de anunciar uma nova tecnologia, denominada Cellular-V2X, destinada a tornar possível não só a comunicação, em tempo real, entre automóveis, mas também entre o automóvel e o espaço que o rodeia. Favorecendo assim a fluidez do trânsito, ao mesmo tempo que torna a condução mais descontraída, eficiente e segura.

Com o nome de Cellular-V2X, sinónimo de “veículo para tudo”, esta tecnologia utiliza a telefonia móvel, complementada com os primeiros módulos 5G, para fazer com que os automóveis, equipados com inteligência artificial, comuniquem entre si e com o ambiente em redor.

Condução autónoma

Em testes desde fevereiro de 2017, na auto-estrada A9, localizada em plena região alemã da Baviera, o sistema acaba de comprovar a sua validade, sendo usado como sistema de alerta, em tempo real, quando se muda de faixa nas auto-estradas ou em caso de travagem brusca.

RELACIONADO: BMW investe 7 mil milhões de euros em elétricos e condução autónoma

Cellular-V2X antecipa comportamentos

No entanto e graças à faculdade de comunicação com os outros automóveis, a tecnologia pode ainda ajudar a trocar informação entre veículos, nomeadamente, sobre um cruzamento que ainda não está visível para o condutor, sobre o carro que segue ao nosso lado, ou até mesmo sobre uma situação com que nos vamos deparar, mais à frente, na auto-estrada.

novo volkswagen golf 2017 condução autónoma

Funcionando como apoio aos sistemas de condução assistida, como é o caso do Cruise Control Adaptativo (ACC), o sistema pode ajudar não só a manter a velocidade desejada, como a travar ou acelerar antecipadamente e em função do tráfego à frente, com o veículo a reconhecer e até antecipar o comportamento dos outros ao seu redor.

Sabe esta resposta?
Qual a faixa ideal de utilização recomendada, nos carros a gasolina, para conseguir o máximo de eficiência?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Poupar combustível é possível com algumas dicas básicas