Notícias Produção automóvel em Portugal verifica forte crescimento

Produção automóvel

Produção automóvel em Portugal verifica forte crescimento

Em novembro saíram das linhas de produção nacionais 22 967 veículos ligeiros e pesados, representando um aumento de 71% face ao mesmo período de 2016.

produção automóvel portugal, autoeuropa

São boas notícias as que recebemos este mês de que a produção automóvel em Portugal cresce significativamente face ao ano anterior.

Em novembro foram produzidos em Portugal mais veículos automóveis do aqueles que foram vendidos, 22 967 para 21 846, sendo que nestes últimos também se incluem veículos produzidos no nosso país.

Um dos principais responsáveis é o novo Volkswagen T-Roc, o SUV da marca alemã produzido na fábrica da Autoeuropa em Palmela.

RELACIONADO: Autoeuropa. Depois da tempestade vêm 400 novos postos de trabalho

Para além do novo SUV da Volkswagen, também as fábricas da PSA em Mangualde e da Mitsubishi Fuso Trucks, no Tramagal, são responsáveis por estes números animadores. Esta última produz o primeiro camião ligeiro de produção em série 100% elétrico, a Fuso eCanter, e entregou recentemente as dez primeiras unidades na Europa.

No período acumulado de janeiro a novembro de 2017 foram produzidos 160 236 veículos automóveis, ou seja, mais 19,3% do que em igual período de 2016.

producao automovel em portugal

A informação estatística relativa ao período de janeiro a novembro de 2017 confirma a importância das exportações para o setor automóvel, já que 96,5% da produção automóvel em Portugal teve como destino o mercado externo, o que contribui de forma significativa para a balança comercial portuguesa.

No período de janeiro a novembro de 2017, o mercado de veículos automóveis novos registou 244 183 novas matrículas, o que representou um crescimento homólogo de 8,4%.

Dos veículos fabricados em território nacional, cerca de 86% têm como destino a Europa. Desse total, a Alemanha está topo do ranking, ao receber 21,3% dos modelos exportados, seguido da Espanha com 13,6%, a França com 11,6% e o Reino Unido com 10,7%.

Também a China, grande produtor de modelos automóveis, alguns cópias de modelos europeus (vê lá este exemplo), lidera o mercado asiático no segundo lugar das exportações de automóveis fabricados em Portugal, com 9,6%. 

Fonte: ACAP

Sabe esta resposta?
Quantos novos postos de trabalho já gerou a produção do novo Volkswagen T-Roc?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Autoeuropa. Depois da tempestade vêm 400 novos postos de trabalho