Notícias Volkswagen T-Roc R-Line e I.D. Crozz II em destaque em Frankfurt

Salão de Frankfurt 2017

Volkswagen T-Roc R-Line e I.D. Crozz II em destaque em Frankfurt

O crossover «made in Portugal» ganhou detalhes desportivos. Outro dos destaque no stand da Volkswagen em Frankfurt é o crossover 100% elétrico I.D Crozz.

Volkswagen T-Roc

A Volkswagen está mais apostada que nunca em entrar no segmento dos crossovers com toda a força. E por isso, apresentou dois modelos distintos no Salão de Frankfurt. Um a pensar no presente e outro a pensar no futuro do segmento.

Vamos começar pelo modelo que representa o «presente». O Volkswagen T-Roc, modelo que é produzido na Autoeuropa e assenta na plataforma do Volkswagen Golf (MQB), recebeu em Frankfurt a versão R-Line, com detalhes mais desportivos.

Já o conceito I.D. Crozz – que de acordo com a Volkswagen representa o «futuro» do segmento – recebeu uma atualização no design e antecipa parte do futuro elétrico da marca.

A variante R-Line do T-Roc aposta em novos para-choques e na adição de um difusor traseiro, além de outros detalhes alusivos o nível R-Line. Por dentro, o destaque é o teto com forro preto, pedais em aço inoxidável e volante desportivo forrado couro. Quanto aos motores não há nenhuma novidade, mantendo os motores 1.0 TSI, 1.5 TSI e 2.0 TSI, além das opções 1.6 e 2.0 TDI, que já conhecemos.

O futuro é elétrico

A Volkswagen anunciou em Frankfurt um investimento global de 50 mil milhões de euros na eletrificação dos seus modelos. O concept 100% elétrico I.D. Crozz II é uma das faces mais visíveis desse investimento.

Na prática, o I.D. Crozz II é uma reformulação do protótipo original. A VW adicionou novos faróis com um design mais limpo, ao deixarem de contar com a linha de LED (que passou para o para-choques, tal como no T-Roc). A nova pintura em dois tons também resulta melhor, conseguindo um bom contraste com a restante carroçaria.

A Volkswagen apresentou o I.D. Crozz II em Frankfurt com dois de motores elétricos – um em cada eixo – com um total de 306 cv. Esta configuração permite que o modelo tenha tração integral. A autonomia é estimada em 500 km.

A Volkswagen afirma que a versão de produção do I.D. Crozz II poderá ter uma dinâmica tão apurada quanto o Golf GTI, graças aos amortecedores com amortecimento eletrónico e suspensões multi-braços nos dois eixos.

A NÃO PERDER: Volkswagen Golf GTI First Decade. O Golf híbrido com 410 cv de potência

Mapa de lançamentos

Desta ofensiva elétrica da Volkswagen, o primeiro modelo será um hatchback, previsto para 2020. A versão de produção do I.D. Buzz, a sucessora do «Pão de Forma», deve chegar somente em 2022. O terceiro modelo será precisamente este, o Crozz II.