Notícias Alpine A110. Versão com 300 cv a caminho?

Antevisão

Alpine A110. Versão com 300 cv a caminho?

O Alpine A110 estará disponível no início do próximo ano, mas já existem planos para uma versão com prestações superiores.

Alpine A110 Cup

O Alpine A110 está a revelar-se e parece ser um dos grandes automóveis de… 2018. Começam a surgir os primeiros relatos e o compacto e ligeiro desportivo não só está a ir de encontro às expectativas, como até a superá-las.

Como seria de esperar, a Alpine não irá ficar parada para recolher os louros. Segundo avança a Autoexpress, a marca francesa já tem em avançado estado de desenvolvimento uma variante de maiores prestações, denominada internamente de “Sport Chassis”.

Novidades para além do chassis

Intrigante no mínimo, já que as alterações previstas não se cingem apenas ao chassis. Este será, aparentemente, cerca de 15 a 20% mais firme do que o A110 que conhecemos, mas não se esperam mexidas no sistema de travagem, já que esta versão mais desportiva será acompanhada por uma redução de peso.

A Autoexpress fala em cerca de 50 kg a menos para esta variante mais desportiva. Recordamos que o A110 já é bastante leve, para os dias de hoje, acusando na balança cerca de 1103 kg (Prèmiere Edition). As cinco dezenas de quilos seriam retiradas, sobretudo, do interior. Estaremos na iminência de um A110 à la 911 GT3?

Menos peso, mais cavalos

A acompanhar a dieta, o 1.8 turbo do A110 veria a sua potência subir dos 252 cv para uns bem mais animados 300 cv. Um número nada fantasioso — o novo Renault Megane RS, na sua versão Trophy, extrai 300 cv do mesmo bloco. Curiosamente é mais potência do que os 270 cv do A110 Cup, a versão de circuitos que fará parte de um troféu monomarca.

Menos peso e mais cavalos, associados a uma reprogramação da caixa de dupla embraiagem de sete velocidades deverão permitir performances situadas num patamar bastante superior daquelas que conhecemos do Alpine A110. Relembremos que precisa apenas de 4,5 segundos para chegar aos 100 km/h e a velocidade máxima está limitada eletronicamente a 250 km/h.

Tudo aponta para que este A110 “Sport Chassis” seja conhecido já no próximo verão.

Entretanto…

Alguma imprensa já teve oportunidade de sentir o novo Alpine A110. Os nossos colegas franceses da L’argus não perderam oportunidade de averiguar o equilíbrio dinâmico do A110, num circuito com condições pouco favoráveis — frio e húmido. Mas mesmo com o controlo de estabilidade desligado, o A110 parece revelar uma natureza benigna, dado a aparente facilidade com que o piloto domina-o em expressivas derivas.

Sabe esta resposta?
O Grand Scenic é o primeiro modelo da Renault…
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Chegou o Grand Scénic Hybrid Assist. O primeiro híbrido da Renault