Notícias Alpine diz que A390 é uma espécie de A110 para cinco pessoas

Antevisão

Alpine diz que A390 é uma espécie de A110 para cinco pessoas

Já não falta tudo para conhecer o A390, o primeiro crossover elétrico da Alpine, que está em testes na Lapónia. O que já sabemos?

Alpine A390 dianteira
© Alpine

O Alpine A390 vai ser revelado no dia 27 de maio, mas antes disso, a marca francesa decidiu antecipá-lo divulgando imagens do novo modelo camuflado em testes nas condições extremas na Lapónia — a terra do Pai Natal.

Ainda não foram divulgados todos os detalhes do primeiro crossover elétrico da Alpine, mas já sabemos que uma das versões terá três motores elétricos: um à frente e dois atrás.

Nesta versão, ao ter atrás um motor por roda, vai permitir ter verdadeira vetorização de binário (Alpine Active Torque Vectoring). Haverá melhor sítio para testar estas funcionalidades se não em estradas cobertas de neve?

Quanto à potência e desempenho do modelo, a Alpine deixou a questão no ar. Só na primavera deveremos saber mais sobre as especificações exatas do A390.

Design aerodinâmico

O protótipo de testes do A390 das imagens já deixa antever alguns pormenores relativamente ao design do modelo, que parece estar muito próximo do concept conhecido o ano passado no Salão de Paris.

Entre os detalhes, destaca-se na dianteira a assinatura luminosa “Cosmic Dust”, composta por vários pontos de luz, já vista no concept e que se inspira noutro, o Alpenglow.

Apesar de ser um crossover — a Alpine diz que é um “A110 para cinco pessoas” —, houve um foco no apuro aerodinâmico, como a «lâmina» do capô, que otimiza o fluxo de ar pelo topo do veículo. Ou ainda a grelha microperfurada que ajuda a guiar o ar, e o spoiler traseiro, algo discreto.

Com 4615 mm de comprimento, 1532 mm de altura e 1885 mm de largura, o A390 tem dimensões ligeiramente inferiores às do Porsche Macan, que deverá ser um dos seus principais concorrentes. A Alpine diz que o espaço a bordo é generoso, tendo uma lotação de cinco lugares.

Por falar no interior, ainda não foi desta que a Alpine deixou ver como será, à exceção do volante. Podemos ver que é achatado nas extremidades, inspirado no design dos volantes dos monolugares de Fórmula 1, e surge revestido em pele Nappa.

Alpine A390 volante
© Alpine Nos botões destacam-se o OV (overtake), botão para potência extra em ultrapassagens, RCH (Recharge), ligado à regeneração de energia e modo de condução track.

Produção francesa

O Alpine A390 vai ser totalmente produzido em França, incluindo os componentes da cadeia cinemática elétrica. Os motores elétricos vão ser produzidos na fábrica da Renault, em Cléon, enquanto a restante produção vai ser feita em Dieppe, sede da Alpine.

Sabe esta resposta?
Em que ano é que o Renault 20 Turbo venceu o Rali Dakar?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Renault 20 Turbo. O mais improvável vencedor do Rali Dakar?