Notícias Honda Civic Type R é o tração dianteira mais rápido no Nürburgring

Honda Civic Type R é o tração dianteira mais rápido no Nürburgring

Prometido é devido. O novo Honda Civic Type R retirou quase 7 segundos ao tempo da anterior geração na volta ao Nürburgring Nordschleife.

Passou quase um ano desde que o Honda Civic Type R perdeu o título de modelo de tração dianteira mais rápido no Nürburgring. O culpado? Volkswagen Golf GTI Clubsport S.

Depois do modelo alemão ter batido por duas vezes o recorde no mítico “Inferno Verde”, a segunda vez já em dezembro, os engenheiros da Honda puseram mãos à obra para tentar criar um modelo ainda mais potente e dinâmico que o anterior, um desportivo talhado para os tempos em pista – não foi por acaso que parte do desenvolvimento do novo Honda Civic Type R teve lugar precisamente no Nürburgring.

No novo Civic Type R voltamos a encontrar o motor 2.0 Turbo VTEC (acoplado a uma caixa manual de seis velocidades), agora com 320 cv de potência, mais 10 cv do que a geração anterior.

Após as promessas feitas no Salão de Genebra, aquando da apresentação oficial do carro, a Honda resolveu passar das palavras aos atos. E se dúvidas houvesse que o novo Honda Civic Type R é mais rápido em pista que o anterior, elas foram desfeitas no passado dia 3 de abril no Nürburgring.

Honda Civic Type R

O tempo a bater era de 7:47.19, obtido pelo Golf GTI Clubsport S, três segundos a menos que a anterior geração do Honda Civic Type R. O novo modelo parou o cronómetro nos 7:43.8, um novo recorde para modelos de produção com tração dianteira no Nürburgring.

VEJAM TAMBÉM: Novo Honda Civic. Estes são os preços para Portugal

Segundo a marca nipónica a única diferença entre a versão de produção e o modelo utilizado no circuito alemão (além dos pneus específicos para pista) é a roll cage, por motivos de segurança, mas que ainda assim “não acrescenta qualquer rigidez adicional à estrutura do carro”. Para compensar este peso a mais, foram retirados os bancos traseiros e o sistema de infoentretenimento.

Sem mais demoras, fiquem com o vídeo:

O hot-hatch da Honda chega este verão às linhas de produção na fábrica da marca em Swindon, Wiltshire, e deverá chegar a Portugal ainda este ano. Quanto ao híbrido com mais de 400 cv Honda Civic Type REV, a nossa pequena partida de 1 de abril tão cedo não terá luz verde para avançar para a produção…

Honda Civic Type R