Notícias A Subaru quis bater um recorde em Nürburgring. A mãe natureza não deixou.

Nürburgring

A Subaru quis bater um recorde em Nürburgring. A mãe natureza não deixou.

A Subaru deslocou-se ao circuito de Nürburgring com o WRX STi Type RA para bater o recorde para berlinas de quatro portas. Mas não correu como esperavam...

Subaru WRX STi Type RA - Nurburgring

O objectivo era claro: conseguir menos de sete minutos numa volta ao Nürburgring com um carro de quatro portas. Atualmente, é o Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio, modelo de produção, que detém esse recorde com o tempo de 7′ 32″. Para o conseguir, a Subaru recorreu ao WRX STi, o seu modelo atual com mais performance.

Mas pouco ou nada tem a ver com o modelo de produção. Na realidade, este WRX STi é um «velho conhecido».

Parece diferente, ganhou novo nome – WRX STi Type RA – mas é o mesmo carro que bateu o recorde na ilha de Man em 2016, com Mark Higgins ao volante. Ou seja, é uma máquina “dos diabos”. Preparado pela Prodrive, está equipado com o conhecido quatro cilindros boxer de 2.0 litros de capacidade. O que não é comum são os 600 cavalos extraídos deste bloco! E mesmo sendo sobrealimentado, a Prodrive afirma que este propulsor é capaz de atingir as 8500 rpm!

Subaru WRX STi Type RA - Nurburgring

A transmissão às quatro rodas é efetuada através de uma caixa sequencial, da própria Prodrive, com passagens de caixa entre 20 e 25… milisegundos. O único componente que permanece original é o diferencial central activo, que distribui a potência entre os dois eixos. A suspensão tem as mesmas especificações dos carros de rali e os discos ventilados são de 15 polegadas com pinças de travão com oito pistões. Os pneus slick têm nove polegadas de largura e. por fim, a asa traseira pode ser ajustada electronicamente através de um botão no volante.

Chuva, maldita chuva!

O Subaru WRX STi Type RA (de Record Attempt) parece ter os ingredientes certos para conseguir menos de sete minutos ao “Inferno Verde”. Mas a mãe natureza tinha outros planos. A chuva que caiu no circuito impediu qualquer tentativa de alcançarem o objectivo proposto.

Subaru WRX STi Type RA - Nurburgring

Não foi impedimento para levar o carro para o circuito como as imagens documentam. Ao volante está Richie Stanaway, piloto neo-zelandês de 25 anos. As condições climatéricas adversas ditaram que a tentativa de recorde terá de ficar para outro dia. “Nós voltaremos”, garantiu Michael McHale, diretor de Comunicação da Subaru.

Lembram-se da asa traseira que denunciava o futuro Subaru BRZ STi?

Pois bem, esqueçam-no. Fomos todos induzidos em erro. Não haverá um BRZ STi, pelo menos para já.

A imagem da asa traseira pertence ao WRX STi Type RA de produção que será apresentado a 8 de junho. Ou seja, a Subaru pretendia conquistar o recorde de Nürburgring para berlinas de quatro portas e associar esse recorde à nova versão.

Pois, não correu lá muito bem. Não só não conseguiu o recorde, como meio mundo agora espera ansiosamente pelo BRZ STi e não pelo WRX STi Type RA.

Por outro lado o Subaru WRX STi Type RA promete. Teto (imagem abaixo) e asa traseira em fibra de carbono, suspensão revista com amortecedores Bilstein, jantes BBS forjadas de 19 polegadas e bancos da Recaro farão parte do arsenal da nova máquina. A Subaru fala também em atualizações para motor e relações de caixa, mas de momento, não sabemos o que tal significa. Aguardemos!

2018 Subaru WRX STi Type RA
Sabe esta resposta?
O motor Boxer na Subaru tem pelo menos...
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Motor boxer da Subaru comemora 50 anos
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Motor boxer da Subaru comemora 50 anos