Grande e luxuoso

BMW X8. Alemães admitem vir a produzir novo SUV topo de gama

A BMW admite lançar um novo SUV topo de gama, a que, muito provavelmente, chamará X8. Isto porque, acreditam os alemães, não falta mercado!

Depois de ter apresentado, no último Salão Automóvel de Frankfurt, o protótipo de um SUV topo de gama de grandes dimensões, a que deu o nome X7 Concept, a BMW já admite agora produzir um outro modelo, de posicionamento mais elevado. E que, comercialmente, deverá adoptar a denominação de BMW X8.

BMW Concept X7 iPerformance

A revelação, avança a britânica Autocar, surge num relatório interno da própria marca de Estugarda. Cujos responsáveis, acrescenta a revista, acreditam que não faltará mercado para uma proposta assim!

BMW X8 rival de Urus e Q8

Rival, à partida, de modelos como o Lamborghini Urus ou o aguardado Audi Q8, a hipótese de um tal modelo poder vir a fazer parte da oferta da BMW foi, de resto, também já admitida pelo chefe de desenvolvimento da marca, Klaus Frölich. Que, em declarações à mesma publicação, considerou tal modelo “uma oportunidade”.

“Ainda é cedo para falar num X8. Ainda que, uma das primeiras decisões que tomei, quando trabalhei da área de estratégia de produto, tenha sido, precisamente, avançar com a produção, tanto do X5, como do X6. O segmento está a crescer rapidamente, pelo que a oportunidade acabará por surgir”.

Klaus Frölich, chefe de desenvolvimento da BMW

De resto, “existe espaço para um X8, especialmente em mercados como a China. No entanto, ainda não foram tomadas quaisquer decisões. Cada carro deve ter o seu próprio carácter, sendo que esse é o tipo de áreas que levam tempo a avaliar”.

X8 Coupé… ou simplesmente X8?

Ainda de acordo com a Autocar, a BMW está, neste momento, a avaliar se, por exemplo, o futuro X8 deverá ser “apenas” uma variante coupé do futuro X7, funcionando um pouco como acontece com o X4, relativamente ao X3, ou o X6, face ao X5. Ou se, pelo contrário, deverá ser um modelo mais “independente”, construído a partir de uma plataforma mais comprida.

BMW Concept X7 iPerformance

Seja qual for a decisão, a publicação britânica assegura deste já que o mais certo é que o X8 venha a ser proposto com quatro ou cinco lugares, um pouco à imagem do Range Rover SVAutobiography, do que propriamente numa variante de sete lugares, como acontecia com o X7 Concept. E que, aliás, deverá ser transposta para o futuro X7.

Híbrido plug-in e V12 também são hipóteses

Finalmente e quanto a motorizações, o X8 deverá utilizar a mesma gama de motores já existente no Série 7, e que deverá estar igualmente disponível no futuro X7. Ou seja, blocos de seis e oito cilindros, turbocomprimidos, a gasolina e a Diesel. Sendo que uma versão híbrida plug-in do género 40e iPerformance, assim como uma variante com o mesmo V12, 6,6 litros de 609 cv e 800 Nm que equipa o M760Li xDrive, também são possíveis.

No entanto e independentemente da motorização, um possível BMW X8, só deverá mesmo chegar ao mercado no virar da década, vaticina a Autocar.

BMW Concept X7 iPerformance
RELACIONADO: BMW X2. O novo crossover bávaro revelado antes de tempo

Sabe responder a esta?
Qual foi a personalidade que a Jaguar "contratou" recentemente para a sua linha de montagem?
Não acertou..

Mas pode descobrir a resposta aqui::

Jaguar tem novo funcionário. É um tal de José Mourinho

Mais artigos em Notícias