Autopédia Porque é que os pneus têm pelos?

Curiosidades

Porque é que os pneus têm pelos?

Há detalhes inusitados nos automóveis. Os pelos dos pneus (na falta de melhor expressão...) é um deles. E será que servem para alguma coisa?

Para que é que servem os pelos dos pneus? A verdade é que não servem para nada. Ainda assim, praticamente todos os pneus apresentam estes pêlos característicos na sua carcaça. Mas se não servem para nada, porque é que estão lá?

Questões de fabrico

Estes pelos resultam do excesso de borracha que escorre do molde durante o fabrico, quando o pneu é sujeito a elevadas pressões para adquirir o seu formato final. Este molde tem pequenos orifícios que têm como função escoar o ar em excesso e permitir que a borracha adquira a forma que consta do molde.

Assiste ao vídeo:

Há marcas que optam por vender os pneus ainda com este pelos, outras marcas cortam-nos. Hoje os pelos dos pneus, na percepção generalizada dos consumidores, é uma característica indissociável dos pneus novos.

A Bridgestone opta por “aparar” os pêlos dos seus pneus.

Não é só uma questão de forma

Não é apenas para adquirir a forma final que a borracha do pneu − seja sintética ou natural − é sujeita a elevadas pressões. Os pneus são sujeitos este tratamento para que a borracha e os diversos componentes que o compõem se fundam. A este processo químico dá-se o nome de vulcanização. É este processo que atribui à borracha as suas qualidades elásticas.

Estamos sempre a aprender. Já te explicamos como ler toda a informação constante num pneu, e também que há pneus com especificações próprias para o teu carro, mas existem outras curiosidades. Em breve voltarem a esta temática. Afinal de contas é o único elemento do automóvel em contacto com o asfalto.