Notícias Carro do Ano 2018. Estas são as novidades que tens de conhecer

Carro do Ano

Carro do Ano 2018. Estas são as novidades que tens de conhecer

A edição deste ano do 35ª Edição do Essilor Carro do Ano 2018/Troféu Volante de Cristal arranca com uma série de novidades. A Razão Automóvel integra o júri permanente.

carro do ano 2018

As inscrições para a 35ª edição do Essilor Carro do Ano 2018 / Troféu Volante de Cristal já estão abertas e as marcas de automóveis podem, a partir de agora, inscrever os modelos cuja comercialização tenha ocorrido de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2017.

Os jurados começam também a preparar-se para iniciar os testes dinâmicos com os diferentes modelos a concurso. Estética, performances, segurança, fiabilidade, preço e sustentabilidade ambiental são algumas das áreas de avaliação dos jurados. O nome da totalidade dos carros a concurso será divulgado no final do mês de outubro. Numa segunda fase, em meados de janeiro, ficaremos a conhecer os sete finalistas.

As novidades de 2018

A criação de um galardão anual designado por “CARRO DO ANO” visa premiar o modelo que represente, simultaneamente, um avanço tecnológico significativo no âmbito do mercado automóvel nacional e o melhor compromisso para o automobilista português em termos de economia (preço e custos de utilização), segurança e agradabilidade de condução.

O modelo premiado será distinguido com o título de “Carro do Ano/Troféu Essilor Volante de Cristal 2018”, recebendo o respetivo representante ou importador o “Troféu Volante de Cristal”. Em paralelo, será galardoado o melhor produto automóvel (versão) em segmentos distintos do mercado nacional. Estes galardões foram revistos e contemplam agora seis classes: Citadino, Familiar, Executivo, Desportivo (inclui descapotáveis), SUV (inclui Crossovers), e Ecológico do Ano.

O prémio Ecológico do ano está reservado a veículos com motores elétricos ou híbridos. Em foco nesta categoria estão a eficiência energética, os consumos, as emissões e a autonomia homologados pela marca, tendo igualmente em atenção os consumos revelados durante o teste dos jurados, assim como a autonomia real numa utilização diária.

No caso dos veículos híbridos há que considerar o período ou distância que efetivamente permitem rodar em modo puramente elétrico e, nos modelos 100% elétricos, o aspeto funcional, ou seja, o tempo de recarga e a autonomia.

Prémio Tecnologia e Inovação

A organização voltará a selecionar cinco dispositivos inovadores e tecnologicamente avançados que consigam beneficiar diretamente a condução e o condutor, que serão apreciados e posteriormente votados pelos jurados em simultâneo com a votação final.

RTP, SIC e TVI juntas no Carro do Ano 2018

Pela primeira vez, desde que existe o troféu, os três maiores canais de televisão portugueses integram o júri garantindo um retorno mediático inédito. Estão presentes um total de 18 jornalistas que representam a imprensa escrita, os meios digitais, a rádio e a televisão. O Carro do Ano/Troféu Essilor Volante de Cristal 2018 é organizado pelo semanário Expresso e pela SIC/SIC Notícias. A Razão Automóvel integra o júri permanente