Notícias Ford Fiesta ST revelado. Três cilindros e 200 cv de potência

Apresentação

Ford Fiesta ST revelado. Três cilindros e 200 cv de potência

O novo Ford Fiesta ST acaba de ser revelado e promete agitar o segmento. O grande destaque é o seu novo propulsor de 200 cv.

Ford Fiesta ST em Genebra

A Ford Performance acaba de desvendar as primeiras imagens e especificações do novo Fiesta ST.

O substituto do aclamado Fiesta ST promete agitar novamente as águas do segmento, graças a um inédito propulsor, com apenas três cilindros mas muita potência.

Sim, leram bem. Apenas três cilindros!

Existiam rumores de que o novo Fiesta ST pudesse vir equipado com uma versão especial do conhecido tricilíndrico 1.0 Ecoboost. Esse rumor não se cumpriu, mas surpreendentemente o número de cilindros permaneceu. A Ford Performance revelou que vai equipar o Fiesta ST com um inédito motor Ecoboost de 1.5 litros de três cilindros.

Ford Fiesta ST

Será o primeiro Ford de ambições desportivas a vir equipado com um propulsor com menos de quatro cilindros. O novo 1.5 litros Ecoboost é inteiramente construído em alumínio, combina injecção directa e indirecta e os colectores de escape estão integrados na cabeça do motor.

Vamos a números

O 1.5 Ecoboost de três cilindros debita cerca de 200 cv e 290 Nm de binário máximo. O suficiente para lançar o Fiesta ST até aos 100 km/h em apenas 6.7 segundos.

Segundo a marca, além das preocupações com a potência houve também uma preocupação natural com a eficiência, e por isso este bloco está equipado com um sistema de desactivação de um dos cilindros. Na prática, este sistema “corta” o fornecimento de gasolina a um dos cilindros sempre que a carga no acelerador é baixa. Uma estreia mundial em motores de três cilindros, anunciada também para o motor 1.0 Ecoboost.

Ford Fiesta ST

Outra novidade é a introdução de um filtro de partículas, algo que já tinha sido anunciado por outros construtores, e que vemos aplicado aqui pela primeira vez num motor a gasolina. As emissões estimadas são de apenas 114 g CO2/km.

O Fiesta ST também estreia a possibilidade de escolher modos de condução: Normal, Sport e Track – à semelhança do seu irmão mais velho Focus RS. Estes modos de condução permitem alterar a resposta do motor, direcção, controlos de estabilidade e até o som do escape (controlado eletronicamente).

Dinamicamente, uma das preocupações da Ford foi reduzir a subviragem típica dos desportivos de tração dianteira. Como? Com recurso a um sistema de controlo e vectorização de binário ativo.

A NÃO PERDER: As grandes novidades do Salão de Genebra 2017

Ao contrário do que temos assistido noutras propostas, o Fiesta ST estará disponível com carroçaria de três e cinco portas. O estilo do carro revela-se agressivo e estreia uma nova cor Liquid Blue que é complementada por umas jantes de 18 polegadas.

Ford Fiesta ST

O interior é marcado pelos bancos da Recaro e pelo volante com base plana. Entre os equipamentos disponíveis encontramos o SYNC 3 com ecrâ táctil de oito polegadas,  e um sistema audio de topo de gama B&O Play.

O Ford Fiesta ST será apresentado no próximo salão de Genebra ao lado da nova geração Fiesta, mas só estará disponível no início de 2018.