Notícias Porsche Cayenne GTS: O SUV anti-natura!

Porsche Cayenne GTS: O SUV anti-natura!

A Porsche prepara-se para apresentar ao mundo, no Salão Automóvel de Beijing, durante este mês, uma das versões mais apelativas do seu controverso SUV, o Cayenne GTS.

Cada um é livre de acreditar naquilo que quiser. A Porsche acha o mesmo que eu e acredita com todas as suas forças, que pode fazer um SUV com aspirações verdadeiramente desportivas. Como sabemos, esta missão tem apenas um pequeno senão: chama-se física! 
É que nada joga a favor da casa de estugarda. Um SUV é tudo aquilo que um desportivo não deve ser: é alto, é pesado e é gigante como um salão de baile. A base de partida não parece nada promissora… Em termos de engenharia é uma tarefa tão complicada quanto tentar transformar um tijolo num objecto delicado, leve e gracioso. Para além disso como sabemos, a física e as suas amigas “gravidade”, “forças centrifugas” e “inércia” também se juntam à festa para tornar qualquer SUV que se metam à sua frente, num objecto que do ponto de vista dinâmico é tão despachado quanto um elefante idoso.
Tudo o que acabei de dizer é verdade. Mas não é menos verdade que a Porsche já tem umas décadas de teimosia no currículo, no que toca a contrariar os princípios gerais da física. Recordo-vos que o Porsche 911, do ponto de vista conceptual tem o motor localizado no local errado: atrás do eixo traseiro. Mas funciona… assim como certamente também funcionará este Cayenne GTS. E como já funcionava o seu antecessor. Mas aquilo que era bom, parece que agora ficou ainda melhor.
Parece rápido e é rápido… muito rápido!
Equipado com as mais recentes tecnologias ao serviço da industria automóvel, o Cayenne GTS aposta tudo no campo dinâmico. Com suspensões mais baixas e molas mais dura, coadjuvadas por assistência eléctrica, o GTS não tem receio de enfrentar uma estrada de montanha a ritmos animados. Seja lá aquilo que for que aí vem, pelo que a marca já nos habituou, será épico. 
Para ajudar ao bailado deste “mamute com jogo de cintura” contem com um poderoso V8 4.8L atmosférico – com exigem os mais puristas – que desenvolve uns expressivos 414cv de potência máxima. Números mais que suficientes para, em colaboração com a caixa Tiptronic S de oito velocidades, impulsionar este SUV para velocidades superiores a 260km/h, e cumprir o sprint dos 0-100km/h em 5.7segundos. Missão cumprida? Parece que sim. Quando acreditamos quase tudo é possível… até fazer um SUV com um bom comportamento em condução empenhada.



Texto: Guilherme Ferreira da Costa