The Iron Knight: o camião da Volvo com 2400 cv

The Iron Knight: o camião da Volvo com 2400 cv

A Volvo está apostada em tentar bater diversos recordes de velocidade com um camião muito especial apelidado de The Iron Knight – o “cavaleiro de ferro”.

É uma das propostas oriundas da Suécia mais extremas dos últimos tempos. Um camião com 2400 cv que pretende bater os recordes de velocidade dos 0 aos 500 metros e dos 0 aos 1000 metros. Para esta missão balística a Volvo recorreu aos serviços do conhecido motor de seis cilindros em linha 12.8 litros D13 que encontramos nos camiões FH da marca, e que na sua versão de produção debita “apenas” 540 cv.

RELACIONADO: Sim, aquilo é um Kamaz na «cola» de um Volkswagen Polo R WRC

volvo-fh-the-iron-knight 2

Para atingir os 2400 cv de potência no The Iron Knight a Volvo mexeu profundamente no bloco D13 equipando-o com quatro turbos, um intercooler refrigerado a água e claro, reprogramou a centralina. Apesar da potência do motor, segundo a marca um dos grandes destaques do The Iron Knight é no entanto a caixa de dupla embraiagem i-Shift que manteve-se praticamente de origem, ganhando apenas reforços nos pratos e uma programação electrónica que favorece a rapidez na transição de mudanças.

O resto é totalmente ready to race! Chassis de competição, cabine integralmente fabricada em fibra e aerodinâmica pensada para alimentar o motor D13 com o máximo de ar possível. As imagens falam por si:

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter