Mercedes Unimog: o canivete suíço da indústria automóvel

Mercedes Unimog: o canivete suíço da indústria automóvel

Hoje recordamos um dos veículos mais polivalentes de sempre: o Mercedes Unimog.

Para quem não dispensa as apresentações, a Unimog (do alemão “UNIversal-MOtor-Gerät”) é uma famosa sub-marca de camiões todo-o-terreno da Mercedes-Benz. Como uma longa história ao serviço de bombeiros, polícias, equipas de salvamento ou simplesmente como veículo todo-o-terreno, a Unimog começou por produzir veículos pensados para a agricultura, num papel mais polivalente que o tractor tradicional, nomeadamente ao nível da mobilidade em estrada, mas depressa começou a desempenhar uma enorme multiplicidade de tarefas.

RELACIONADO: Discos perfurados, ranhurados ou lisos. Qual é a melhor opção?

Uma das heranças desse passado agrícola, era a largura entre rodados de 1,20 m, que correspondia exatamente à distância entre duas filas de uma plantação de batatas. Graças à sua polivalência, os modelos da Unimog acabaram por tornar-se num dos principais «cavalos de trabalho» da reconstrução alemã no pós-II Guerra Mundial.

Durante estes 70 anos de vida a Mercedes Unimog mudou muito, mas as suas características iniciais mantiveram-se: versatilidade, fiabilidade e facilidade de utilização.

unimog 7
unimog 6
unimog 3
unimog 4
unimog 5
unimog 2