Notícias Sucessor do Volvo XC90 chega em 2022, mas não se vai chamar XC90

NOVIDADES 2022

Sucessor do Volvo XC90 chega em 2022, mas não se vai chamar XC90

Em 2022 teremos uma nova geração do XC90, o maior SUV da Volvo, que dará também início a uma nova fase na transformação do construtor sueco.

Volvo Concept Recharge

O atual Volvo XC90, lançado em 2015, é um dos modelos mais importantes na história recente da marca sueca. Além de ter estreado a plataforma SPA — acrónimo de Scalable Product Architecture — usada por toda a família de modelos 90 e 60, estreou também uma nova linguagem estilística, visualmente mais formal, porém detentora de uma forte identidade de marca.

O sucessor do XC90, previsto para 2022, promete ser tão ou mais importante para o futuro da Volvo quanto a geração atual.

Será o primeiro a estrear a segunda geração da plataforma SPA e o foco na eletrificação será ainda maior, com rumores a indicarem que poderá ser mesmo o último Volvo a ser lançado com motor de combustão. O que vai em linha com os objetivos anunciados do construtor: em 2025 a Volvo quer que mais de metade das suas vendas mundiais sejam de modelos 100% elétricos, para em 2030 comercializar veículos exclusivamente elétricos.

A NÃO PERDER: As 100 NOVIDADES para 2022 que têm de conhecer
Volvo Concept Recharge

Prevê-se, assim, que a nova geração do modelo venha com um mix de motorizações híbridas plug-in e puramente elétricas — não haverá motorizações Diesel —, mas de momento ainda não foram avançadas quaisquer especificações.

Volvo… Embla?

A outra grande novidade sobre o sucessor do XC90 é que não se vai chamar XC90. Após longas décadas a usar designações numéricas e alfanuméricas para identificar os seus modelos, a Volvo vai abandoná-las para passar a usar nomes.

Ainda não sabemos como se irá chamar o sucessor do XC90 que veremos em 2022, mas Håkan Samuelsson, diretor executivo da Volvo Cars, referiu que começará por uma vogal.

Os rumores mais recentes apontam para o uso do nome Embla, que é o nome da primeira mulher na mitologia nórdica, e que foi registado pela Volvo este ano.

A meio caminho entre um SUV e uma carrinha

Também o design do sucessor do XC90 será bastante distinto do atual. Antecipado pelo Concept Recharge (que ilustra este artigo), revelado em junho, o futuro modelo vai assumir novas proporções, com uma frente mais curta, rodas mais perto das extremidades e, sobretudo, uma altura total inferior.

Será mais crossover que SUV, ficando a meio caminho entre um SUV e uma carrinha, e tal decisão prende-se com a necessidade de ter um veículo com menor resistência aerodinâmica, um fator crucial para conseguir veículos elétricos mais eficientes e com maior autonomia.

VEJAM TAMBÉM: Volvo C40 Recharge (2022). O princípio do fim dos motores a combustão

Sabe esta resposta?
Qual foi o último dos Volvo a vir equipado com um V8?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O Último dos… Volvo com um motor V8
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

O Último dos… Volvo com um motor V8