Notícias Volkswagen Transporter TH2: Um «furgão» com 800cv de potência

Volkswagen Transporter TH2: Um «furgão» com 800cv de potência

Será razoável equipar uma Volkswagen Transporter com o motor de um Porsche 911 Turbo? Temos sérias dúvidas. Mas…

Há algo de misteriosamente atractivo em automóveis pouco razoáveis. Mas afinal de contas, o que é um automóvel razoável nos dias que correm? Um Kia Picanto, um Renault Megane, um Volkswagen Polo?! Razoável soa a normal; e normal soa a enfadonho. Razoável é portanto, enfadonho. E eu não gosto de automóveis enfadonhos…

A Volkswagen Transporter que vos vamos apresentar é tudo menos enfadonha… ou razoável! Até porque nínguem minimamente razoável ou «enfadado» pensaria em equipar um automóvel comercial com as excitantes «entranhas» de um Porsche 911 Turbo.

Mas é isso mesmo que a TH Automobile propõe a todos aqueles que procuram um “mamute com alma de corredor” e acham o Porsche Cayenne ou o BMW X5 M automóveis demasiado «mainstream».

Não é este o quadrante que esperamos encontrar quando entramos numa carrinha comercial…

A receita é inspirada nos primórdios da Transporter, década de 60′ portanto. Altura em que o apelidado “Pão-de-forma” era equipado com motores boxer, desenvolvidos por Ferdinand Porsche, e montados atrás do eixo traseiro. Exactamente como os Porsches atuais.

Mas se a receita é do passado, a tecnologia empregue não é. Estas Trasnporter’s estão equipadas com a mais fina flor da cidade Estugarda! Na traseira repousam os motores que animavam o Porsche 911 Turbo, nos modelos 996 e 997. Com potências que variam entre os 420cv, 480cv e os 800cv da versão TH2 RS.

VW Transporter TH2 – Versão mais luxuosa, mas nem assim menos “assanhada”. São 480cv de potência entregues às quatro rodas!

E a transformação não se cinge exclusivamente ao motor. Podem encomendar a vossa Volkwagen Transporter com todas as opções disponíveis num Porsche actual e mais alguns mimos. Desde a tracção às 4 rodas, passando pela caixa automática de dupla embraiagem, pelos discos em carbo-cerâmica, ou até por bancos forrados a pele de ovelha. A vossa imaginação é o limite. Perdão… a vossa carteira é o limite!

Estas VW Trasnporter’s da TH Automotive têm feito tanto sucesso que até a atenção do Walter Rohrl – piloto de testes da Porsche e lenda viva dos rallies dos anos 80 – conseguiu despertar. E não julguem que é só em linha recta que a «Porscheporter» mostra as suas credenciais. Na versão mais radical, a TH2 RS, a Transporter consegue mesmo bater o pé a um 911 em circuito. Notável! E em linha recta consegue atingir a impressionante velocidade máxima de 310km/h.

Resta mencionar que para possuíres um destes exemplares terás de desembolsar pelo menos 140.000€. Podendo a factura subir até aos 300.000€ caso te entusiasmes demasiado. Mas depois disto, nunca mais o transporte colectivo será o mesmo!


Texto: Guilherme Ferreira da Costa