Notícias Volkswagen Atlas Cross Concept antecipa novo SUV de cinco lugares

Salão de Nova Iorque 2018

Volkswagen Atlas Cross Concept antecipa novo SUV de cinco lugares

Depois de dois novos SUV para o mercado chinês, a Volkswagen marca presença em Nova Iorque com mais um modelo do género: o Volkswagen Atlas Cross Concept, antecipação de um futuro SUV de cinco lugares. Só para os EUA?

Hoje em dia tendo o Atlas — um SUV de grandes dimensões e sete lugares — como principal argumento, em termos de SUV, para o mercado dos EUA, a Volkswagen prepara um novo produto do género, baseado neste, com apenas cinco lugares.

O concept agora apresentado deverá passar à produção, já a partir do próximo ano, com uma imagem muito próxima daquela que apresenta, garantem os responsáveis da Volkswagen North American Region. Sairá da mesma linha de produção em que é montado, não só o Atlas, como também o Passat — na unidade do Chattanooga, no estado norte-americano do Tennessee.

Mais curto, mais baixo, mais estreito

O Volkswagen Atlas Cross Concept tem por base a mesma plataforma modular MQB que serve o Atlas de sete lugares, embora com quase 20 cm a menos no comprimento, permitindo vãos dianteiro e traseiro mais curtos.

Volkswagen Atlas Cross Concept NY 2018

O concept é cerca de 50 mm mais baixo e 25 mm mais estreito que o irmão de sete lugares, sendo que, com apenas duas filas de bancos e cinco lugares, procura preencher o espaço vago entre o Atlas e o Tiguan — este último, também disponível nos EUA, tanto com duas como com três filas de bancos. As dimensões mais compactas ajudam a garantir uma imagem claramente mais desportiva que a do maior Atlas.

RELACIONADO: Volkswagen. Novo SUV chinês a caminho da Europa?

Híbrido plug-in… ou semi-híbrido

Como sistema de propulsão, o Volkswagen Atlas Cross Concept recorre a uma motorização híbrida plug-in, a combinar um V6 3.6 litros de 280 cv com dois motores elétricos (à frente e atrás), que, em conjunto, garantem uma potência conjunta de 360 cv, como também acelerações dos 0 aos 96 km/h (60 mph) em não mais que 5,4 segundos. A autonomia em modo 100% elétrico é de 42 quilómetros (segundo normas da EPA, a Agência de Proteção do Ambiente dos EUA).

Volkswagen Atlas Cross Concept NY 2018

Ainda de acordo com a marca alemã, este Volkswagen Atlas Cross Concept pode vir a adoptar um “sistema de propulsão semi-híbrido”, sinónimo de um pack de baterias mais pequeno, de 2,0 kWh ao invés de 18 kWh do plug-in, a garantir uma potência conjunta (com o mesmo motor de combustão) na ordem dos 314 cv, e 6,5s nos mesmos 0-96 km/h.

Tecnologia: muita!

Já no apoio à condução e seja qual for o sistema de propulsão escolhido, cinco modos de funcionamento:

  • E-Mode, no qual o carro puxa apenas às rodas traseiras, utilizando somente o sistema elétrico;
  • Hybrid, ou o modo em que é o próprio sistema a escolher, em cada momento, qual o motor mais adequado;
  • GTE, opção de funcionamento mais desportiva;
  • Off-Road, sinónimo de funcionamento às quatro rodas, utilizando para tal os dois motores elétricos;
  • Battery Hold/Charge, ou aquele em que o motor de combustão é utilizado para repor os níveis de energia nas baterias;
Volkswagen Atlas Cross Concept NY 2018

Ainda no domínio da tecnologia, embora dentro do habitáculo, o Volkswagen Atlas Cross Concept aposta num painel de instrumentos de 12,3 polegadas, a juntar a um ecrã tátil de 10,1 polegadas, para o sistema de infoentretenimento. Este último, com sensores de proximidade e controlo por gestos, além de navegação 2D ou 3D, consoante as versões.

Mais informações, nomeadamente, se este Volkswagen Atlas Cross Concept algum dia chegará à Europa, é algo só ficaremos a saber lá mais para a frente.

Volkswagen Atlas Cross Concept NY 2018
Sabe esta resposta?
Qual a potência do novo Jaguar F-Pace SVR?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Jaguar F-Pace SVR revelado. 550 cv para o super SUV britânico