Notícias Jaguar F-Pace SVR revelado. 550 cv para o super SUV britânico

Salão de Nova Iorque 2018

Jaguar F-Pace SVR revelado. 550 cv para o super SUV britânico

Prometido, cumprido. Ontem tinha sido confirmada a sua presença no Salão de Nova Iorque e hoje ficamos a conhecer o novo Jaguar F-Pace SVR, a versão mais possante do SUV britânico.

Jaguar F-Pace SVR

Sinais dos tempos. A Jaguar não apresentou ainda nenhuma versão SVR das suas mais recentes berlinas — aparte o muito limitado XE SV Project 8 —, e coube ao Jaguar F-Pace SVR, um SUV, ser o segundo modelo a ostentar esta sigla — o primeiro foi o F-Type SVR.

Podemos discutir ad eternum a razão de existência de SUV “colados ao asfalto”, mas o F-Pace SVR vem munido de fortes argumentos para nos convencer dos seus predicados. Trata-se da versão mais desportiva e “hardcore”, pelo que a primeira pergunta é mesmo sobre o que está debaixo do capot.

Powerrrrrrr…

Não desilude. Para movimentar as mais de duas toneladas previstas, foi requerido o serviço do conhecido V8 de 5.0 litros, com compressor, já existente no F-Type, aqui a debitar cerca de 550 cv e 680 Nm de binário, sempre acoplado a uma caixa automática (conversor de binário) de oito velocidades e com tração integral.

Jaguar F-Pace SVR

As prestações acompanham os generosos números do V8: apenas 4,3 segundos para atingir os 100 km/h e 283 km/h de velocidade máxima. Apesar dos excelentes números, temos de apontar que tanto o Mercedes-AMG GLC C63 (4.0 V8 e 510 cv), assim como o Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio (2.9 V6 e 510 cv), fazem mais com menos cavalos — ambos retiram meio segundo nos 0-100 km/h (3,8s), com o italiano a igualar a velocidade máxima do britânico.

Aposta dinâmica

Os números nem sempre contam a história toda, com a componente dinâmica a ser largamente destacada, como refere Mike Cross, engenheiro chefe na JLR:

O F-Pace SVR tem a condução e agilidade para se equiparar à sua performance. Tudo, desde a direção à suspensão única foi afinado especificamente para o nosso SUV de performance e o resultado é um veículo que vai ao encontro das expetativas dos nomes F-Pace e SVR.

Jaguar F-Pace SVR

Nesse sentido, o chassis do Jaguar F-Pace SVR vem munido com fortes argumentos. É o primeiro F-Pace a vir equipado com um diferencial traseiro eletrónico ativo (foi desenvolvido originalmente para o F-Type) que permite vetorização do binário, as molas são mais firmes 30% à frente e 10% atrás do que noutros F-Pace e a barra estabilizadora é nova — o adornar da carroçaria foi reduzido em 5%.

Também o sistema de travagem foi majorado, com o F-Pace SVR a introduzir discos de duas peças, de maiores dimensões, com diâmetros de 395 mm à frente e 396 mm atrás.

Combate ao peso

Apesar de se prever um peso a norte das duas toneladas, esforços foram efetuados para reduzir o peso de vários componentes. Os travões de disco de duas peças já mencionados são uma dessas medidas, mas não se fica por aqui.

O sistema de escape, com uma válvula variável ativa — há que garantir uma sonoridade apropriada —, reduz a contrapressão e a marca anuncia que é 6,6 kg mais leve que nos outros F-Pace.

As rodas, enormes, são de 21 polegadas, mas em opção existem outras, maiores, de 22 polegadas. Por serem forjadas, são também mais leves —  2,4 kg à frente e 1,7 kg atrás. O porquê de atrás não perderem tanto peso tem a ver com o facto de também serem mais largas atrás do que à frente em uma polegada.

Aerodinâmica gera estilo mais desportivo

As prestações mais elevadas obrigaram a rever a aerodinâmica do Jaguar F-Pace SVR de modo a reduzir a sustentação positiva e o atrito, assim como aumentar a estabilidade aerodinâmica a alta velocidade.

Podemos ver para-choques de novo desenho tanto à frente como atrás, com entradas de ar de maior dimensão, assim como uma saída de ar logo atrás da roda dianteira (reduzindo a pressão no interior da cava da roda).

O capot foi também alterado, integrando saídas de ar que permitem extrair ar quente proveniente do motor e na traseira podemos ver um spoiler de desenho específico.

Alterações que também contribuíram para um estilo mais desportivo/agressivo, indo de encontro às premissas das suas características técnicas e prestações.

O Jaguar F-Pace SVR estará disponível para encomenda a partir do verão.

Sabe esta resposta?
O Jaguar F-Pace conseguiu amealhar dois troféus mundiais em 2017. Quais foram?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Jaguar F-Pace vence o World Car of the Year 2017
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Jaguar F-Pace vence o World Car of the Year 2017