Notícias Já viu um ferro velho de carros de luxo? Neste país há vários

Ferros-velhos

Já viu um ferro velho de carros de luxo? Neste país há vários

Há ferros-velhos e ferros-velhos, mas os que existem no Dubai parecem estar numa realidade à parte: estão cheios de supercarros e carros de luxo.

Ferros-velhos Dubai - desportivos na prateleira
© Hagerty / YouTube

Existem um pouco por todo o mundo e podem ser o cenário para grandes descobertas. No entanto, no Dubai, os ferros-velhos podem ser um pouco diferentes daquilo que poderíamos imaginar.

Em que outra parte do mundo seria possível encontrar parte de uma carroçaria de um Ferrari em cima de outra de um Aston Martin? Ou um para-choques de um Maserati arrumado por cima do que já foi a secção dianteira de um Bentley?

Numa visita recente ao Dubai, o conhecido YouTuber Larry Chen teve a oportunidade de viajar até uma zona conhecida pelos seus ferros-velhos. Numa área que é difícil de quantificar a área há um pouco de tudo o que podemos imaginar. E coisas que nem sequer imaginamos…

Ferrari, Aston Martin, Bentley e Rolls-Royce são das marcas mais comuns. Mas alguns dos ferros-velhos são praticamente dedicados a uma única marca. Um deles, por exemplo, tem apenas modelos da Lexus — e vemos logo dois RC-F cor de laranja e um branco, mas também dois ou três LC em prateleiras.

Num outro espaço, são os Corvette que dominam, sendo que já existem diversas unidades (ou o que resta delas) do mais recente C8, de motor central. Não muito longe, há um outro espaço em que a maioria dos modelos são os também muito americanos Hummer.

Onde andam os carros «normais»?

A vasta extensão desta área de ferros-velhos no Dubai também inclui modelos mais comuns. Por exemplo, há inúmeros SUV da Genesis, Jeep, Kia ou da Hyundai — neste caso, nem sequer falta a secção traseira de um recente IONIQ 5.

Os modelos provenientes da América do Norte são mais que muitos, com destaque para SUV. Mas não faltam inúmeros Mustang, Camaro e Corvette.

Larry Chen revela outros modelos mais raros, que o são também no Dubai. Entre eles, encontramos um Lotus Eletre — o primeiro SUV 100% elétrico da marca.

E também algumas unidades do Nissan Z mais recente — aquele que não podemos comprar em Portugal. Aliás, Chen chega a passar por um ferro-velho que se dedica quase na totalidade aos modelos “Z” da Nissan.

O capítulo final é um ferro-velho inteiramente dedicado a modelos da Porsche e da Audi, onde encontramos a secção traseira de um 911 (991) logo na entrada deste espaço. Aqui, como é fácil adivinhar, há diversos 911, Cayman, Boxster, Cayenne e Macan, mas também não faltam Taycan praticamente novos sob o calor do deserto do Dubai.