Notícias Ken Block ao volante do “monstro” Grupo S da Audi

Vídeos

Ken Block ao volante do “monstro” Grupo S da Audi

Além do Audi Sport Quattro RS 002, Ken Block conduziu ainda um dos mais icónicos carros do Grupo B, o famoso Audi Sport Quattro S1 E2.

Audi Grupo S

Recentemente contratado pela Audi, Ken Block foi até ao “Audi Tradition”, uma espécie de “museu secreto” da Audi. Por lá teve oportunidade de conhecer um pouco da história da marca na competição, contudo, o mais interessante foram mesmo os carros que pôde experimentar: o Audi Sport Quattro S1 E2 e o Audi Sport Quattro RS 002!

O primeiro foi o carro usado por Walter Rohrl para conquistar o rali de Monte Carlo e é um dos ícones do Grupo B. Contudo, o Audi Sport Quattro RS 002 acabou por ser a estrela do dia.

Desenvolvido pela Audi com os “olhos postos” no futuro Grupo S — que nunca chegaria a acontecer, após o fim dos Grupo B —, o Audi Sport Quattro RS 002 nunca chegou a correr, mas é um protótipo totalmente funcional.

A NÃO PERDER: Rally de Portugal: o princípio do fim do Grupo B

Ora, toda essa exclusividade fez com que o Audi Sport Quattro RS 002 fosse conduzido somente por seis pessoas, sendo Ken Block o mais recente “membro” desse exclusivo grupo.

Pilotados como “deve de ser”

Apesar de serem “peças de museu”, Ken Block não se coibiu de conduzir os Audi Sport Quattro S1 E2 e Audi Sport Quattro RS 002 como estes exigem serem conduzidos: depressa. Ao longo do vídeo o famoso piloto norte-americano explica-nos as diferenças de comportamento (e temperamento) entre os dois carros e permite-nos ver o raríssimo Audi em ação.

Sem vos querer fazer qualquer spoiler do vídeo, o que vos podemos adiantar é que, segundo Ken Block, apesar de partilharem o motor, estes têm um comportamento diferente, fruto do posicionamento central do motor do protótipo de Grupo S.

Agora, depois de ter testado estes dois ícones do passado da Audi, Ken Block prepara-se para voltar às famosas “Gymkhana” com o piloto norte-americano e a Audi a prepararem a “Elektrikhana” que será lançada em 2022.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Audi TT?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Audi TT. Vencedor do troféu Carro do Ano 1999 em Portugal