Notícias Adeus V8. Audi S6 e S7 Sportback, agora só com V6 Diesel e sistema mild-hybrid

Apresentação

Adeus V8. Audi S6 e S7 Sportback, agora só com V6 Diesel e sistema mild-hybrid

Na nova geração do S6 e do S7 Sportback, a Audi decidiu ir contra a corrente e equipou-os com um motor… Diesel. Para além disso, contam ainda com um sistema mild-hybrid.

Audi S6

Depois de ter revelado o SQ5 com um motor Diesel conjugado com um sistema mild-hybrid de 48 V, a Audi repete a receita. Desta vez surge nos S6 (sedan e carrinha) e S7 Sportback e vem confirmar o rumor que indicava que as versões desportivas dos dois modelos da Audi poderiam vir a recorrer a uma motorização Diesel.

Assim, numa fase em que as vendas de automóveis com motor Diesel na Europa continuam a decrescer, a Audi optou por equipar os S6 e S7 Sportback com um 3.0 V6 capaz de oferecer aos executivos alemães 349 cv e 700 Nm e que nos S6 e S7 surge associado à caixa automática Tiptronic de oito velocidades.

Um decréscimo considerável quando comparamos com os 450 cv do motor Otto 4.0 V8 TFSI do último S6 — como nota, os norte-americanos vão receber um S6 e S7 Sportback a gasolina. Trata-se do 2.9 V6 TFSI que, apesar de ter perdido um par de cilindros, mantém os mesmos 450 cv do antecessor.

VÊ TAMBÉM: Se comprares um Audi R8 novo não estranhes o número de quilómetros

Regressando aos “nossos” S6 e S7 Sportback, o 3.0 V6 TDI surge com um sistema mild-hybrid herdado do SQ7 TDI, cortesia de um sistema elétrico paralelo de 48 V. Este permite o recurso a um compressor de funcionamento elétrico que é acionado por um motor elétrico (alimentado pelo sistema elétrico de 48 V) com o objetivo de reduzir o lag do turbo.

Audi S6
As alterações estéticas em relação aos A6 “normais” são discretas.

Económicos mas despachados

Graças ao sistema mild-hybrid, a Audi anuncia consumos entre os 6,2 e os 6,3 l/100 km para o S6 sedan, e de 6,5 l/100 km para o S6 Avant e para o S7 Sportback. Já as emissões ficam-se entre as 164 e as 165 g/km para o S6 sedan (171 g/km no caso do S6 Avant) e nas 170 g/km para o S7 Sportback (valores medidos de acordo com o NEDC2).

Já em termos de performance, o S6 sedan cumpre os 0 aos 100 km/h em 6,0s enquanto a versão carrinha e o S7 Sportback demoram 6,1s. Quanto à velocidade máxima, essa encontra-se limitada nos três modelos aos já habituais 250 km/h.

VÊ TAMBÉM: Audi e-tron “trepa” pista de ski com gradiente de 85%

No capítulo do comportamento dinâmico, a Audi decidiu equipar os S6 e S7 Sportback com uma suspensão desportiva adaptativa e menos 20 mm de altura ao solo (menos 10 mm no caso do S7). Opcionalmente, tanto o S6 como o S7 Sportback podem ainda contar com direção às quatro rodas e ainda uma suspensão a ar focada no conforto. Já o sistema quattro é de série.

VÊ TAMBÉM: Testámos o Mazda CX-3 SKYACTIV-D. O Diesel faz mesmo falta?

Estética discreta

Esteticamente, os S6 e S7 receberam uma série de detalhes desportivos, mas a verdade é que todos estes se pautam pela discrição. Assim, os maiores destaques são as quatro saídas de escape, novos pára-choques, nova grelha, vários emblemas “S”, jantes de 20” e detalhes cromados. No interior, encontramos bancos desportivos, costuras contrastantes e novos materiais.

Com chegada ao mercado prevista para o verão de 2019, a Audi prevê que, na Alemanha, os preços do S6 sedan arranquem nos 76 500 euros, do S6 Avant nos 79 mil euros e do S7 Sportback nos 82 750 euros.

TESTE: Audi A6 40 TDI testado. The Lord of the… Autobahn

Sabe esta resposta?
Qual era a cilindrada do Volkswagen Passat W8?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Volkswagen Passat W8. Leram bem, oito cilindros em W
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Volkswagen Passat W8. Leram bem, oito cilindros em W