Notícias Esta shooting brake da BMW quer-nos fazer esquecer a M5 Touring

Apresentação

Esta shooting brake da BMW quer-nos fazer esquecer a M5 Touring

O BMW Speedtop Concept é mais do que isso e vai ser produzido numa pequena série de 70 unidades, com um motor V8.

traseira do BMW Speedtop concept
© BMW

Um BMW a transbordar classe e luxo ainda com roupagens de concept car? Há vários ao longo dos tempos e este BMW Speedtop Concept é um dos mais exclusivos e acelerou os ritmos cardíacos de todos quando foi revelado no Concorso d’Eleganza Villa d’Este 2025 nas margens do Lago Como, em Itália, no fim de semana passado.

O Concorso d’Eleganza Villa d’Este é o evento automóvel mais exclusivo da Europa. Durante anos, magníficos clássicos de ontem, hoje e amanhã foram aqui exibidos, com o mágico Lago de Como, as suas vilas históricas e arredores luxuosos frequentados pela classe alta, como pano de fundo.

Que melhor cenário, portanto, para revelar uma shooting brake de luxo? Desde o BMW Z3 Coupé (fabricado entre 1998 a 2002) que a marca alemã não tinha uma.

Speedtop, a shooting brake

No ano passado, os aficionados dos automóveis internacionais deleitaram-se com o brilhante concept-car Skytop, uma versão mais especial e exclusiva do Série 8 da BMW. Este ano, a jóia não é menos impressionante e assenta na mesma base. O Speedtop — nome pouco criativo — partilha quase tudo com o Skytop, mas adota um formato shooting brake.

BMW Skytop e Speedtop
© BMW BMW Skytop e Speedtop. Qual levava para casa?

Também foi apresentado como um estudo, apesar da produção em série limitada ter sido confirmada desde o início. E esta nem depende de quantos entusiastas com contas bancárias chorudas estão dispostos a passar um cheque.

Os 50 BMW Skytop esgotaram num abrir e fechar de olhos em 2024 e, no caso deste Speedtop, a produção limitada será um pouco superior, de 70 unidades.

Não se deixe enganar pelo formato carrinha. Tal como o Z3 Coupé há mais de duas décadas, também o Skytop é o parceiro ideal para um fim de semana vivido a dois. Em vez de bancos traseiros, a estrela de Vila d´Este 2025 apresenta uma área traseira bipartida e com acabamentos de primeira qualidade, com alvéolos em pele para malas de viagem.

No interior, em dois tons suaves, respira-se elegância e exclusividade, também com a ajuda do fabricante de malas de luxo Schedoni, que desenhou e produziu peças específicas para o Speedtop.

V8 e só V8

Não fosse a limitação a dois lugares e este BMW Speedtop seria uma alternativa muito mais especial ao BMW M5 Touring. Até porque o design exterior inspirado e o habitáculo luxuoso — importado do Série 8 — são complementados, por debaixo do capô, com um V8 biturbo que o construtor bávaro diz ser o mais potente do seu portefólio.

Por isso, vamos assumir que são os mesmos 625 cv do M8 Competition — que lhe serve de base —, e sem nenhuma assistência elétrica, ao contrário do M5 Touring. É como se fosse um cartão de despedida de uma era que parece estar prestes a acabar.

BMW Speedtop na estrada, traseira 3/4
© BMW

Tal como o Série 8 da BMW que prestes a sair de cena, sem sucessor previsto. E se é para sair, pelo menos que o faça com esta imponente celebração que lhe é prestada pelo duo Skytop e Speedtop.

O preço da exclusividade? Não foi anunciado, mas as 50 unidades do Skytop foram vendidas por meio milhão de euros (sem impostos) cada. O Speedtop não deverá ficar por menos.

Atualizado às 15:30: foi adicionada a informação sobre o preço estimado.