Notícias Koenig Specials F48 à venda é um Ferrari 348 que queria ser um F40

Leilão

Koenig Specials F48 à venda é um Ferrari 348 que queria ser um F40

Baseado no 348 TS, o «degrau de acesso» da Ferrari na altura, o Koenig Specials F48 é um raro exemplar de uma era passada do mundo do tuning.

Koenig Specials F48
Collecting Cars

Um dos maiores nomes do tuning nos anos 80 e 90 do século passado, a Koenig Specials nunca teve receio de «mexer» nos muito especiais Ferrari e o Koenig Specials F48 é um bom exemplo disso mesmo.

Nascida em 1990, esta criação da Koenig Specials começou a sua vida como um Ferrari 348 TS, mas passou muito pouco tempo com essa identidade.

Mal saiu da linha de produção terá sido enviado para a Alemanha para ser transformado neste F48.

A NÃO PERDER: Mitsubishi AMG: os filhos ilegítimos que os alemães querem esquecer!

F40, a «musa inspiradora»

Um rápido vislumbre das suas formas depressa denuncia que o Ferrari F40 foi a «musa inspiradora» por trás desta transformação.

Tal é evidente pelo kit de carroçaria, principalmente na secção traseira, agora dominada por uma imponente asa, como também pela designação F48, próxima da do supercarro de Maranello.

Ainda neste campo há a destacar as jantes OZ (típicas dos anos 90). Já no interior, com exceção de um novo manómetro montado na consola central, a verdade é que não há muito a destacar.

O Koenig Specials F48 mantém os bancos em couro do 348 e o icónico manípulo da caixa de velocidades manual da Ferrari, assim como a base metálica em duplo H onde este atua.

Biturbo, também como o F40

Se a asa traseira «rouba» todas as atenções, a nível mecânico o F48 não desaponta.

A Koenig Specials começou por adicionar um par de turbos ao 3.4 V8 que é naturalmente aspirado de série. Equipou-o com uma nova ECU e um intercooler, o que fez a potência disparar dos 300 cv de série para uns mais impressionantes 527 cv — acima até dos 478 cv do F40.

Para manter todo este «poder de fogo» adicional sob controlo, a Koenig Specials ofereceu à sua criação uma suspensão revista e um novo sistema de travagem com discos carbo-cerâmicos à frente e em aço atrás.

Aliás, o Koenig Specials F48 foi o primeiro automóvel de estrada de sempre a vir equipado com discos de travão carbo-cerâmicos, quase uma década antes de chegar a modelos de produção.

Só houve dois F48 produzidos com volante à direita, e esta unidade à venda aparenta estar em bom estado geral, isto apesar de no anúncio no site Collecting Cars haver referência a algum desgaste nos bancos.

Com 65 445 km e todos os documentos que comprovam a sua história, este Koenig Specials F48 está a ser leiloado e, à data de publicação deste artigo, vê a licitação mais alta fixar-se nas 65 500 libras (77 650 euros).

Sabe esta resposta?
Qual é a capacidade da bagageira do Peugeot e-2008?