Notícias Vaga de furtos de cabos elétricos chega aos Superchargers da Tesla

Carregadores

Vaga de furtos de cabos elétricos chega aos Superchargers da Tesla

A vaga de furtos de cabos em postos de carregamento elétrico espalha-se pelo país, afetando vários fornecedores, incluindo a Tesla.

tesla supercharger furto carregadores (1)
© UVE

A vaga de furtos de cabos de postos de carregamento elétrico continua a alastrar-se, tendo agora atingido também a rede de Superchargers da Tesla.

O posto da Tesla de Fátima, recentemente expandido, foi vandalizado, restando apenas 12 pontos de carregadores V4 (os mais recentes) em funcionamento, podia ler-se esta manhã numa publicação de Hugo Pinto, administrador do Tesla Club Portugal.

O Tesla Club Portugal é uma associação que no Facebook conta com quase 40 mil membros e é reconhecido pela marca, sendo a maior comunidade Tesla em Portugal.

De acordo com o reportado, foram roubados todos os cabos dos carregadores V2 e ainda vários dos V4. O objetivo destes furtos é a posterior venda do cobre usado na construção dos cabos.

cabos elétricos furtados estação de carregamento
© Associação Nacional Movimento-TVDE O modus operandi destes roubos consiste em cortar e roubar os cabos dos carregadores.

Recorde-se que a Tesla tinha acabado de anunciar, no início deste mês, a expansão deste posto — de 14 para 32 tomadas de carregamento — e a abertura do mesmo a todos os utilizadores de veículos elétricos.

Descubra o seu próximo automóvel:

Vaga de furtos

Este não é um caso único. No final da semana passada, a Iberdrola | bp pulse anunciou que os seus postos em Alcochete e Barreiro foram vandalizados, causando constrangimentos: “estes episódios de vandalismo comprometem o acesso ao carregamento numa zona de elevada procura e relevância, com reflexos diretos na mobilidade elétrica na região”.

Até agora, a UVE (Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos) reporta estas mesmas situações em postos de carregamento na Marateca, Barreiro, Seixal, e em Fátima.

À procura de soluções

Nas redes sociais, já se discutem possíveis medidas para prevenir novos furtos, como libertar os cabos apenas após pagamento confirmado. Outra opção, menos prática, seria que os próprios consumidores levassem os seus cabos.

Sabe esta resposta?
Por que nome ficou conhecida a segunda geração do Tesla Model Y?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este é o primeiro Tesla sem volante em Portugal
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este é o primeiro Tesla sem volante em Portugal