Notícias Toyota GR Supra “americano” de 387 cv foi ao banco de potência. Cavalos escondidos?

Cavalos escondidos

Toyota GR Supra “americano” de 387 cv foi ao banco de potência. Cavalos escondidos?

O Toyota GR Supra "americano" ganhou 47 cv oficiais este ano. Para confirmar se estão lá todos… ou até mais, uma ida ao banco de potência é exigida.

Toyota GR Supra A91 Edition

387 cv? Mas o Toyota GR Supra só tem 340 cv… Sim, esse é o valor de potência anunciado para o GR Supra… na Europa. Mas nos EUA, tal como já acontecia com o “irmão” BMW Z4 M40i, e graças a normas de emissões distintas nos dois lados do Atlântico, também o B58 que equipa o desportivo japonês vê o número de equídeos subir até aos 387.

E como não podia deixar de ser, os norte-americanos não perderam tempo em confirmar num banco de potência se o ganho de 47 cv é real.

A última vez que levaram o Toyota GR Supra a um banco de potência, “descobriu-se” que os 340 cv oficiais eram modestos. Aliás, foram vários os casos, tantos nos EUA como na Europa, onde se verificou que o B58 era bem mais possante que o anunciado.

TENS DE VER: Toyota GR Supra com 4 cilindros. Menos 15 000 euros, será que compensa?
Toyota Supra A90 2019

Vários foram os bancos de potência que mediram à volta de 340 cv… às rodas. Considerando as perdas de transmissão, significa que o seis cilindros em linha à cambota debitaria algo a rondar os 390 cv!

Será que com esta atualização oficial para 387 cv a história repetir-se-á? Foi o  que a Car and Driver quis descobrir, levando o Toyota GR Supra MY2021 (Model Year) ao banco de potência:

Como podemos ver, a Car and Driver levou dois Supra, o MY20 — a versão de 340 cv —, e o novo MY21, com os anunciados 387 cv, para melhor poder comparar os resultados dos dois testes.

Considerando os resultados que vimos em testes anteriores, sem surpresa, a versão de 340 cv registou uns muito saudáveis 346 hp (350 cv) às rodas, perfazendo até mais que 390 cv à cambota. E o novo Toyota GR Supra MY21? Não fugiu à “tradição”: impressionantes 388 hp (393 cv) às rodas, o que significa que à cambota debita mais de… 450 cv!

Ok… Mesmo sabendo que bancos de potência não são uma ciência exata, brevemente surgirão mais testes para corroborar o resultado da Car and Driver. O que parece incontestável é que o B58, o seis cilindros em linha sobrealimentado da BMW, parece ter saúde para dar e vender.


A equipa da Razão Automóvel continuará online, 24 horas por dia, durante o surto de COVID-19. Segue as recomendações da Direção-Geral de Saúde, evita deslocações desnecessárias. Juntos vamos conseguir ultrapassar esta fase difícil.