Toyota C-HR: mais um sucesso a caminho?

Toyota C-HR: mais um sucesso a caminho?

O Toyota C-HR foi o modelo em destaque no stand da marca nipónica no Salão de Genebra. Conhece aqui os primeiro detalhes do modelo.

Quando a Toyota lançou o RAV4 em 1994, inaugurou um segmento: os SUV. O Toyota RAV4 foi o primeiro modelo de um segmento que é hoje um dos mais populares a nível mundial. Agora, 22 anos volvidos, a Toyota ambiciona voltar a deixar a sua marca neste segmento com o lançamento do novo C-HR – um SUV híbrido de design desportivo e arrojado como há muito não víamos na marca nipónica.

De facto, o design é segundo a Toyota um dos pontos fortes do C-HR. As formas coupé com linhas bem definidas assentam sobre a nova plataforma TNGA – Toyota New Global Architecture (inaugurada pelo novo Toyota Prius) e rematadas por plásticos pretos que dão ao modelo um aspeto mais aventureiro. O puxador das portas traseiras em posição horiontal, o tejadilho longilíneo e os faróis traseiros em forma de “c” exibem a nova identidade da marca, direccionada para um público mais jovem.

O Toyota C-HR será o segundo veículo da mais recente plataforma TNGA – Toyota New Global Architecture – inaugurada pelo novo Toyota Prius, e como tal, ambos deverão partilhar componentes mecânicos, a começar pela motorização híbrida 1.8 litros com uma potência combinada de 122 cv.

VEJAM TAMBÉM: Este Toyota Prius não é como os outros…

Além disso, a Toyota oferece uma opção 1.2 litros a gasolina com 114 cv associada a caixa manual de seis velocidades ou CVT e ainda um bloco 2.0 atmosférico com transmissão CVT, apenas disponível em alguns mercados. Opcionalmente estará disponível um sistema de tracção integral.

Com este novo modelo, a marca nipónica prevê um significativo aumento de vendas, não só pelas qualidades do Toyota C-HR mas também pelo facto de este ser um segmento em crescimento que tem tanto de competitivo como de lucrativo.

Na apresentação do carro no Salão de Genebra, perguntámos a um dos responsáveis da Toyota se o recurso a um nome tão similar ao do Honda HR-V (o SUV mais vendido do mundo) tinha sido uma “coincidência ou uma provocação”, a resposta foi um sorriso… – agora tirem as vossas conclusões. O Toyota C-HR deverá chegar no final deste ano aos concessionários europeus.

Toyota C-HR (9)

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter