Notícias Pneu rebenta a alta velocidade. Marca chinesa tem tecnologia que pode salvar vidas

Tecnologia

Pneu rebenta a alta velocidade. Marca chinesa tem tecnologia que pode salvar vidas

A Denza criou um sistema de segurança que é capaz de manter o controlo do veículo, após o rebentamento de um pneu a alta velocidade.

denza z9 GT
© Denza

A Denza, marca premium da BYD, prepara-se para chegar ao mercado europeu ainda antes do final deste ano. O modelo de estreia? O Z9 GT, uma shooting brake elétrica, que promete impressionar.

Na versão de topo, o Z9 GT surge equipado com três motores elétricos que, juntos, debitam 710 kW (965 cv) e 1355 Nm. No entanto, esta não é a parte mais impressionante.

Joaquim Oliveira, jornalista, a conduzir o Denza Z9 GT
© Denza Aos comandos do Denza Z9 GT. O alvo é claro: marcas alemãs premium, como a BMW, a Audi e até a Porsche.

Um automóvel com cérebro

Mais do que pela potência, o Z9 GT destaca-se também por estrear uma plataforma altamente sofisticada, denominada e3, dadas as suas capacidades fora de série em termos de potência, controlo de dinâmica e «inteligência».

O que queremos focar aqui tem a ver com a capacidade da plataforma e3 fundir o “cérebro” e a “rede neural” do veículo numa única arquitetura. O sistema Vehicle Motion Control (VMC) atua como um centro que gere a informação que lhe chega dos principais atuadores do veículo (travões, suspensão e direção) com tempos de transmissão de dados quase instantâneos.

Este nível de integração permite que o sistema não só perceba as mudanças no interior e exterior
do automóvel em tempo real, mas também consolide essa informação em milésimos de segundo, a envie de volta para o “cérebro” central para uma rápida tomada de decisão e, em seguida, ajuste as condições do veículo para melhorar o prazer de condução, a segurança e o conforto.

Segurança de outro nível

Os ganhos em segurança dinâmica são muito significativos, como num cenário-limite, por exemplo, o rebentamento de um pneu a alta velocidade. Nesta situação, o VMC deteta o problema em 10 milissegundos, controla as rodas traseiras para manter um ângulo de direção neutro e ajusta imediatamente a distribuição de binário entre os três motores.

Na prática, isto reduz a carga sobre o pneu afetado e otimiza a tração nas restantes rodas, melhorando a estabilidade do veículo. O resultado? Uma redução de 47% na taxa máxima de mudança abrupta de trajetória. Além disto, os sistemas inteligentes de assistência ao condutor da plataforma e3 ajudam a manter o carro na faixa correta, mitigando ainda mais os efeitos do incidente.

Testado e comprovado

Para comprovar a sua eficácia, a Denza preparou uma demonstração — a que tivémos oportunidade de assistir — de como o sistema funciona, em ambiente controlado, num circuito de testes da revista italiana Quattroruote, perto de Milão.

Durante o teste, o Z9 GT circulava entre os 180 km/h e os 200 km/h quando o pneu dianteiro esquerdo rebentou. O resultado foi surpreendente: o veículo continuou o seu movimento em linha reta, até o conseguir parar, sem aparente dificuldade.

Esta tecnologia poderá salvar vidas não só nos automóveis da Denza, mas também nos de outras marcas, se a indústria democratizar esta tecnologia. Este tipo de sistemas pode ser o início de uma nova era na segurança automóvel.

Vantagens dinâmicas

Além da questão da segurança, no que diz respeito ao controlo de dinâmica por parte da plataforma e3, a caraterística mais notável é a capacidade de ajustar a distribuição de binário de cada motor em tempo real com base no que condutor e estrada «pedem» a cada momento.

O sistema pode também combinar funções como a vetorização de binário dos dois motores traseiros e a direção das rodas traseiras com dois motores independentes para proporcionar níveis de controlo do veículo muito mais elevados em situações difíceis. Isto dá-lhe a capacidade de estacionar em espaços muito apertados graças ao movimento lateral ou diagonal.

Quando chega?

A Denza tem data de chegada prevista no final do ano. Numa primeira fase o Denza Z9 GT vai ser proposto apenas com motorizações elétricas, mas a partir do primeiro trimestre do próximo ano deverá juntar-se uma variante híbrida plug-in (DM-i). O Z9 GT é também apenas o primeiro da marca, mas há mais modelos previstos: o primeiro é o D9, um MPV de luxo, que deverá ser seguido de um par de SUV.

Recorde-se que a Denza nasceu graças a uma joint venture entre a BYD e a Mercedes-Benz (50/50). No entanto os alemães reduziram a sua quota em 2021 e acabaram por vender os restantes 10% em outubro do ano passado. A Denza é agora totalmente detida pela BYD.

Sabe esta resposta?
Em que data foi inaugurada a pista de testes de Nardò?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Nardò Technical Center. A pista de testes que se vê do espaço