Notícias Suzuki Jimny vs Toyota Land Cruiser: qual deles é o melhor todo o terreno?

Frente a frente

Suzuki Jimny vs Toyota Land Cruiser: qual deles é o melhor todo o terreno?

A Suzuki defende que o pequeno Jimny é um verdadeiro todo o terreno. Mas como será que se porta frente a uma lenda como o Toyota Land Cruiser?

Suzuki Jimny vs Toyota Land Cruiser Utility

Não restam muitas dúvidas de que o Suzuki Jimny é um dos modelos da marca japonesa (talvez mesmo o modelo) que mais atenções tem captado nos últimos anos. Afinal de contas numa era de SUV refinados e com pouca ou nenhuma capacidade fora de estrada, a Suzuki optou pelo caminho oposto.

Assim, o novo Jimny adota um chassis de longarinas (como os jipes puros e duros), não existem muitas ajudas eletrónicas, oferece uma caixa manual de cinco velocidades (ou automática de… quatro velocidades) e uma caixa de transferências com redutoras e em vez de recorrer a um pequeno motor turbo a gasolina (como por exemplo o 1.0 Boosterjet usado no Vitara) recorre a um 1.5 l atmosférico de 102 cv, bem à moda antiga.

Face a estas soluções mais “rústicas” a Suzuki não tem medo de declarar que o seu novo Jimny é um todo o terreno puro e duro.

VÊ TAMBÉM: Ao volante do Suzuki Jimny, um todo-o-terreno puro e duro… em miniatura

No entanto, entre o dizer e o ser vai alguma distância, pelo que a Autocar confrontou-o com uma das lendas do todo-o-terreno, o Toyota Land Cruiser (aqui na versão Utility de três portas, mais focada no trabalho e menos no lazer que não se vende por cá) no ultrapassar de um obstáculo… pedregoso.

Suzuki Jimny

O resultado do confronto

O que se pode ver no vídeo é que apesar de pequeno o Suzuki Jimny não se amedronta em fora de estrada. É verdade que tem alguns pontos fracos quando comparado com o Toyota como a uma menor capacidade de vau, a ausência de bloqueios de diferencial ou ainda um motor que precisa de muita rotação para alcançar o binário máximo (130 Nm que chegam apenas às 4000 rpm).

No entanto, no geral, a boa altura ao solo (210 mm) e os bons ângulos (37º, 28º e 49º de ataque, ventral e saída, respetivamente) permitem-lhe passar onde os grandes passam, só é preciso é mais paciência e cuidado.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Suzuki Swift Sport?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Já conduzimos o novo Suzuki Swift Sport… agora com turbo