Notícias Stellantis. Primeiro trimestre de vida com resultados positivos, apesar da escassez de chips

Mercado

Stellantis. Primeiro trimestre de vida com resultados positivos, apesar da escassez de chips

Escassez de semicondutores levou a uma quebra de produção da Stellantis de aproximadamente 190 000 unidades no primeiro trimestre.

Peugeot 208

No centésimo dia desde a sua criação, a Stellantis — empresa resultante da fusão entre o Groupe PSA e a FCA — apresentou as contas relativas ao primeiro trimestre de 2021, o seu primeiro de sempre, e anunciou um aumento de faturação de 14% para 37 mil milhões de euros entre janeiro e março, quando comparado com os resultados homólogos dos dois grupos em separado em 2020.

Apesar da escassez de chips que tem estado — e continua — a afetar a indústria automóvel, limitando a produção possível da Stellantis (e de toda a indústria), Richard Palmer, diretor técnico do grupo, considera que o resultado comercial nestes primeiros três meses do ano foi “muito positivo” e que está dentro dos objetivos traçados para 2021.

Contudo, a escassez de semicondutores teve um impacto significativo na produção prevista pela Stellantis, ficando 11% abaixo do esperado, número que representa aproximadamente menos 190 000 unidades produzidas.

A NÃO PERDER: Stellantis. Plano de eletrificação promete modelos com 800 km de autonomia
Stellantis
Stellantis, o logótipo do novo gigante automóvel

Palmer abordou este tema incontornável e alertou para a possibilidade de este problema ter um impacto ainda maior no segundo trimestre do ano, antes de uma melhoria na segunda metade do ano.

Ainda assim, importa lembrar que a escassez de chips não impediu a Stellantis de fechar o trimestre com um aumento de vendas de 11% entre janeiro e março, para um total superior a 1,5 milhões de exemplares (1 567 000).

De acordo com a Stellantis, este aumento explica-se pelo aumento da procura dos consumidores e porque o período homólogo do ano passado tinha sido muito afetado pela pandemia de Covid-19, que chegou a paralisar temporariamente algumas unidades de produção da Stellantis.

RELACIONADO: Stellantis promete furgões a hidrogénio da Peugeot, Opel e Citroën ainda este ano

Já a diferença entre o crescimento no volume de negócios (14%) e o aumento de vendas (11%) explica-se por um aumento nos preços dos automóveis e pela comercialização acrescida de modelos de maior valor.

Peugeot 2008 1.5 BlueHDI 130 cv EAT8 GT Line
A Peugeot foi a marca mais vendida em Portugal nos primeiros três meses do ano: vendeu 4594 automóveis. © Thom V. Esveld / Razão Automóvel

Líder na Europa e na América do Sul

A Stellantis é atualmente a líder no mercado europeu, com uma quota de mercado de 23,6%. Nesta região, as vendas do grupo aumentaram 11% para 823 000 unidades e o volume de negócios cresceu 15% para os 16,029 mil milhões de euros.

LEIAM TAMBÉM: Lancia como marca premium? É o que diz a Stellantis

Este bom rendimento na Europa está relacionado com as boas vendas do Peugeot 208 e 2008, do Citroën C4 e, mais recentemente do Opel Mokka.

Opel Mokka-e
Novo Opel Mokka fez a estreia comercial na Europa em março.

A performance do primeiro trimestre na América do Sul foi semelhante, com a Stellantis a garantir 22,2% do mercado. No Brasil este número atingiu os 28,9% e na Argentina os 27,8%. Nesta região, o volume de negócios da Stellantis cresceu 31%, para 2,101 mil milhões de euros, e explica-se, em parte, pela elevada procura da nova FIAT Strada.

Adeus… Tesla!

Esta semana fica também marcada pelo anúncio de que a Stelllantis não vai voltar a comprar créditos de emissões de CO2 à Tesla, como vinha acontecendo nos últimos anos. A confirmação foi feita por Carlos Tavares, diretor executivo da Stellantis, ao Le Point, e também mereceu o comentário de Richard Palmer.

A NÃO PERDER: Europa. Objetivo era de 95 g/km de emissões de CO2. Foi atingido?

Em linha com as declarações do português Carlos Tavares, Palmer explicou que o “bom portfólio de modelos híbridos plug-in e elétricos” vai permitir que a Stellantis cumpra os limites de emissões de dióxido de carbono de forma independente a partir deste ano.

Carlos_Tavares_stellantis
Carlos Tavares, diretor executivo da Stellantis.

“Não pagar créditos de emissões de CO2 na Europa é algo muito positivo para o negócio no mercado europeu”, acrescentou Palmer, depois de afirmar que a fusão entre o Groupe PSA e a FCA foi fundamental neste processo.

Recorde-se que de acordo com Giorgio Fossati, conselheiro geral da Stellantis, entre 2018 e 2020 a FCA gastou 1500 milhões de euros em créditos de emissões, 700 milhões dos quais em 2020.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Opel Calibra?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Opel Calibra. O coupé esculpido pelo vento
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Opel Calibra. O coupé esculpido pelo vento