Notícias Sebastian Vettel anuncia saída da Fórmula 1 no final desta temporada

Fórmula 1

Sebastian Vettel anuncia saída da Fórmula 1 no final desta temporada

Sebastian Vettel, tetracampeão do mundo de Fórmula 1, tem 35 anos e está atualmente a correr a sua 16.ª época na Fórmula 1.

Sebastian Vettel Aston Martin 2022 F1

Sebastian Vettel anunciou esta quinta-feira, na sua conta de Instagram, que se vai retirar da Fórmula 1 no final da presente temporada.

O piloto alemão de 35 anos, que foi quatro vezes campeão do mundo de Fórmula 1 ao serviço da Red Bull Racing (em 2010, 2011, 2012 e 2013), vai abandonar a disciplina no ano em que cumpre a sua 16.ª época, depois de se ter estreado em 2007.

Sempre algo resistente a uma presença oficial nas redes sociais, Vettel surpreendeu tudo e todos nos últimos dias ao estrear um perfil no Instagram, que em poucos dias atingiu o milhão de seguidores.

A NÃO PERDER: Mais quentes que um vulcão. Que temperatura atingem os travões de um Fórmula 1?
Sebastian Vettel Aston Martin 2022 F1 1

Agora, foi precisamente esse o canal utilizado pelo piloto para se dirigir aos fãs da Fórmula 1 e anunciar esta sua decisão. Emocionado, num vídeo a preto e branco, Vettel começou por dizer: “Estou aqui para anunciar a minha retirada da Fórmula 1 no final da temporada de 2022”.

“Provavelmente devia começar com uma longa lista de pessoas a quem agradecer, mas sinto que é mais importante explicar as razões da minha decisão”, começou por dizer. E assim fez nos momentos que se seguiram. Podem ver o vídeo — que já foi publicado no canal de YouTube oficial da Aston Martin Aramco Cognizant F1 Team — na íntegra em baixo:

A passagem pela Aston Martin

Nos últimos dois anos — e já depois de passagens pela BMW Sauber, Toro Rosso, Red Bull Racing e Scuderia Ferrari — Vettel correu com as cores da Aston Martin e é com a equipa britânica que vai despedir-se.

LEIAM TAMBÉM: Quando Schumacher preferiu um Fiat Seicento Sport ao seu Ferrari de F1

“Nos últimos dois anos, fui piloto da Aston Martin e embora os nossos resultados não tenham sido tão bons quanto esperávamos, está muito claro para mim que tudo está a ser feito para que a equipa possa correr ao mais alto nível nos próximos anos”, começou por dizer.

“Espero que o trabalho que fiz no ano passado e que continuo a fazer este ano seja útil no desenvolvimento de uma equipa que vai vencer no futuro. Vou trabalhar o máximo até ao final do ano com esse objetivo, dando como sempre o meu melhor nas 10 corridas que faltam”, acrescentou.

Sebastian Vettel
Sebastian Vettel ainda com as cores da Ferrari, em 2017.

Os números de Vettel

Até ao momento deste anúncio, Vettel soma 289 partidas em Grandes Prémios de Fórmula 1, 53 vitórias em corridas, 57 pole positions obtidas e 122 pódios.

O alemão assinou ainda o seu nome em 38 voltas mais rápidas, entrou por 213 vezes nos pontos e arrancou 102 vezes da primeira linha da grelha, para um acumulado total de 3076 pontos e 15 904 voltas, de acordo com o portal “F1-Fansite“.

A somar a tudo isto e ao facto de ser tetracampeão do mundo de Fórmula 1, Vettel ainda leva consigo, para a reforma, outro título, o de mais jovem campeão do mundo da história da Fórmula 1 (23 anos e 133 dias).