Notícias Este Saab 9-5 é o derradeiro unicórnio sobre rodas

Unicórnio

Este Saab 9-5 é o derradeiro unicórnio sobre rodas

O último dos Saab, a segunda geração do 9-5, teve vida curta, tornando-o pouco comum. Mas este à venda é único no mundo, um verdadeiro unicórnio.

Saab 9-5 TiD6

O Saab 9-5, a segunda geração, apresentada em 2009, foi o último modelo lançado pela marca sueca, já em período de grandes dificuldades, e que acabaria por fechar portas poucos anos depois — a bancarrota seria anunciada em dezembro de 2011.

O que torna o período de vida do Saab 9-5 bastante curto. Apenas seriam produzidas 11 280 unidades, algumas das quais ainda circulam por Portugal.

Muito mais do que um Opel Insignia com nova carroçaria e interiores, com ambos os modelos a derivar da plataforma Epsilon II — declarações oficiais referiam que 70% do desenvolvimento do novo modelo era único à Saab —, e por ser o último modelo de uma das mais interessantes marcas, certamente atrairá colecionadores ou futuros colecionadores.

 

E claro, existem Saab 9-5 mais colecionáveis que outros. Até agora, a variante mais rara, e talvez mais desejada, é a SportCombi, a carrinha do 9-5 — apresentada no Salão de Genebra de 2011 —, apenas 27 unidades pré-série estão atualmente matriculadas e em circulação, o que justifica estarem a trocar de mãos por valores a rondar os 60 mil euros.

O unicórnio dos Saab 9-5

Mas o Saab 9-5 que vos trazemos hoje é muito mais raro, um verdadeiro unicórnio entre os 9-5. Ao que parece é o único Saab 9-5 (YS3G) no mundo matriculado com um V6 Turbo Diesel. Procurem e não vão encontrar nada sobre um 9-5 de produção desta geração com tal motor — todos os 9-5 em comercializados vinham apenas com motores Diesel de quatro cilindros. Estava previsto que um V6 Diesel fosse adicionado à gama mais tarde, mas tal nunca chegou a acontecer, já que acabou por fechar portas.

Saab 9-5 TiD6

Como é possível existir tal modelo?

Se nunca chegou a ser lançado e produzido, só resta as hipóteses de se tratar de um modelo de pré-produção ou um protótipo de desenvolvimento. Não sabemos como o primeiro proprietário conseguiu deitar as mãos a tal carro e matriculá-lo, corria ainda o ano de 2010, mas existe, e está agora à venda por 32 999 euros na Holanda.

E não parece que tenha estado parado a “envelhecer” num qualquer “celeiro” — o odómetro apresenta 81 811 km, pelo que tem circulado.

O motor que equipa este único Saab 9-5 TiD6 trata-se de um 2.9 V6 Turbo Diesel, e apesar de não podermos confirmar as especificações reais, é anunciado com 245 cv e 550 Nm.

Saab 9-5 TiD6

A origem do motor remonta à VM Motori — desde 2013 propriedade da FCA —, que era o parceiro de desenvolvimento da GM para esta motorização, que tinha como destino não só o Saab 9-5 como o Opel Insignia e o Cadillac SRX “europeu”. A GM abandonaria o oneroso desenvolvimento deste motor, mas a Saab continuaria, como parece ser tradição, sozinha, mesmo que a rentabilidade futura do projeto fosse dúbia.

VÊ TAMBÉM: Saab 9000 Turbo 16. Vencedor do Carro do Ano 1986 em Portugal
Saab 9-5 SportCombi
A atrativa e rara SportCombi

Para os interessados, o modelo ainda se encontra à venda, e considerando o valor de transação das SportCombi, o valor pedido por este Saab 9-5 único até parece uma pechincha!

Sabe esta resposta?
Com qual destes modelos o novo Peugeot 508 partilha a sua plataforma?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Peugeot 508 em Portugal em novembro. Conhece os preços
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Peugeot 508 em Portugal em novembro. Conhece os preços