Notícias Nome Road Rover registado. O que está a Land Rover a preparar?

Rumores

Nome Road Rover registado. O que está a Land Rover a preparar?

A JLR (Jaguar Land Rover) registou o nome Road Rover, o que está a levantar todo o tipo de especulações sobre o futuro próximo da Land Rover.

Range Rover Velar

A primeira vez que tivemos conhecimento sobre o Road Rover foi há um ano, através da Autocar, referindo que se tratava apenas de um código interno para identificar uma nova linha de modelos.

No entanto, a partir do momento que é reportado que a JLR acabou de registar a denominação, este assunto ganhou seriedade.

O registo de uma denominação por um construtor pode acontecer pelos mais variados motivos. Seja para impedir o uso desta denominação — neste caso, muito próxima a Range Rover e Land Rover — por potenciais rivais, prática corrente na indústria; seja para a usar futuramente num modelo, ou neste caso, que realmente desperta a nossa curiosidade, para identificar uma nova família de modelos complementando a Land Rover e a Range Rover.

2017 Range Rover Velar
O Road Rover terá aptidões ainda mais estradistas do que o Range Rover Velar

Esse rumor, de um Land Rover de vocação maioritariamente estradista — mais até do que o Velar —, coincide com o anúncio de que a Land Rover lançará um veículo 100% elétrico até 2020. Este novo Land Rover elétrico será, essencialmente, um veículo de luxo, que terá em automóveis como o Mercedes-Benz Classe S os seus potenciais rivais — especula-se, no entanto, que assumirá forma similar a uma carrinha sobrelevada.

Naturalmente, os principais mercados de destino deste tipo de proposta seria o norte-americano e o chinês, cujos regulamentos rígidos obrigam todos os construtores a terem veículos zero emissões no seu portefólio.

Road Rover, a história do nome
Road Rover, tal como Velar, foram denominações usadas em veículos experimentais no passado. O nome Road Rover foi proposto pela primeira vez no início da década de 50 do século passado, como um elo de ligação entre os Land Rover e os automóveis Rover. O conceito seria recuperado na década de 60 como uma carrinha de três portas, que acabaria por se tornar a base conceptual para o primeiro Range Rover, que surgiria em 1970.

Mas porquê mais estradista?

Um Land Rover, ou neste caso, um Range Rover, além de rivalizar com os construtores premium, tem de ter capacidades off road referenciais. Algo que não deverá acontecer com o novo modelo 100% elétrico, considerando as exigências da plataforma e grupo motriz elétrico.

Ao que tudo indica, este novo modelo está a ser desenvolvido em paralelo com o sucessor do Jaguar XJ — a berlina topo de gama da marca —, pelo que até a plataforma pode não ser a ideal ou ter as características necessárias para derivar dela um “puro” todo-o-terreno.

É aqui que a especulação sobre a denominação Road Rover ganha ímpeto. De um lado da barricada, considerando as expetativas que um Range Rover gera, este novo modelo elétrico de caráter estradista, diluiria em demasia o significado da marca Range Rover, surgindo no seu lugar esta nova denominação Road Rover. Além de identificar este modelo, ganha força o rumor de uma família de modelos.

RELACIONADO: Jaguar I-Pace. Simplesmente o melhor elétrico que já conduzi

Do outro lado da barricada, estão aqueles que afirmam que não faz sentido nenhum em confrontar as referências do segmento F com uma nova marca, ainda desconhecida, e prescindir do cachet da marca Range Rover. Quem tem razão? Teremos que aguardar.

Subscreve o nosso canal de Youtube.

Mais, muito mais elétricos

Independentemente da estratégia escolhida, teremos um Land Rover 100% elétrico em menos de 24 meses. É um modelo essencial para cumprir todos os regulamentos de veículos zero emissões existentes e futuros.

O Jaguar I-Pace revela-se insuficiente para tal, já que, por exemplo, no estado da Califórnia (EUA) — tem, atualmente, os regulamentos para veículos zero emissões mais exigentes do mundo —, a JLR estima que até 2025, entre 16 a 25% das suas vendas terão de ser veículos puramente elétricos, só para cumprir os regulamentos. Um cenário que se complica quando outros nove estados também adotaram ou vão adotar os regulamentos californianos.

Além do I-Pace, o XJ e este novo (e provável) Road Rover serão imprescindíveis para garantir as quotas necessárias.

Sabe esta resposta?
Qual o nome do primeiro SUV de sete lugares da SEAT?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

SEAT Tarraco. Só chega em janeiro mas já o guiámos, no asfalto e na terra