Notícias Novo Jaguar XJ será elétrico. Rival do Tesla Model S a caminho?

Antevisão

Novo Jaguar XJ será elétrico. Rival do Tesla Model S a caminho?

Porta-estandarte da marca do felino, o Jaguar XJ, prepara-se para entrar numa nova fase da sua existência. Prestes a comemorar 50 anos, o modelo vai tornar-se, entre outras novidades, elétrico.

Jaguar XJ

O modelo mais antigo na oferta do fabricante britânico, o topo de gama Jaguar XJ, prepara a apresentação daquela que será a sua próxima geração. Deverá ser desvendada no final do presente ano com uma importante e significativa novidade: será 100% elétrico.

O futuro Jaguar XJ tem lançamento no mercado agendado para 2019, segundo avança a britânica Autocar. Ainda que reinventado na sua essência, através da transformação não apenas num topo de gama eléctrico, como também numa espécie de nova montra tecnológica de tudo aquilo que a marca britânica pode oferecer.

2017 Jaguar I-Pace

Esta opção poderá ser igualmente vista como uma tentativa de disputar o sucesso que a Tesla tem vindo a amealhar, com as suas propostas 100% elétricas. O futuro Jaguar XJ, ao qual caberá igualmente inaugurar uma nova linguagem de design na marca, deverá aproveitar grande parte da tecnologia elétrica que a Jaguar se prepara para estrear no seu primeiro elétrico, o I-Pace. A chegada aos concessionários deste último está prevista para o próximo verão.

RELACIONADO: Nürburgring. Novo recorde desta vez para o Jaguar XE SV Project 8

Jaguar XJ (também) com nova plataforma em alumínio

Para já ainda sem aspectos técnicos revelados, o novo navio-almirante da marca do felino deverá estrear uma nova plataforma em alumínio, capaz de suportar não somente motorizações elétricas, como também motores de combustão.

Jaguar XJ 2016

Quanto à solução 100% elétrica, a única que à partida existirá no futuro XJ, poderá ostentar, inclusivamente, mais do que um motor elétrico. Será uma forma de garantir tração integral permanente, com o objetivo de proporcionar uma condução não apenas luxuosa, como também desportiva. A Jaguar pretende ainda que o modelo venha a ser também a proposta mais desportiva do segmento.

Este objetivo só será possível de alcançar caso o Jaguar XJ venha a dispor um sistema de propulsão elétrico suficientemente potente para corresponder a tais ambições, mas também com capacidade para garantir uma autonomia muito perto dos 500 quilómetros.

Sabe esta resposta?
De que material são as novas pinças de travão desenvolvidas pela Bugatti?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Conhece os detalhes dos travões mais potentes do mundo
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Conhece os detalhes dos travões mais potentes do mundo