Antevisão

Novo Jaguar XJ será elétrico. Rival do Tesla Model S a caminho?

Porta-estandarte da marca do felino, o Jaguar XJ, prepara-se para entrar numa nova fase da sua existência. Prestes a comemorar 50 anos, o modelo vai tornar-se, entre outras novidades, elétrico.

O modelo mais antigo na oferta do fabricante britânico, o topo de gama Jaguar XJ, prepara a apresentação daquela que será a sua próxima geração. Deverá ser desvendada no final do presente ano com uma importante e significativa novidade: será 100% elétrico.

O futuro Jaguar XJ tem lançamento no mercado agendado para 2019, segundo avança a britânica Autocar. Ainda que reinventado na sua essência, através da transformação não apenas num topo de gama eléctrico, como também numa espécie de nova montra tecnológica de tudo aquilo que a marca britânica pode oferecer.

2017 Jaguar I-Pace

Esta opção poderá ser igualmente vista como uma tentativa de disputar o sucesso que a Tesla tem vindo a amealhar, com as suas propostas 100% elétricas. O futuro Jaguar XJ, ao qual caberá igualmente inaugurar uma nova linguagem de design na marca, deverá aproveitar grande parte da tecnologia elétrica que a Jaguar se prepara para estrear no seu primeiro elétrico, o I-Pace. A chegada aos concessionários deste último está prevista para o próximo verão.

RELACIONADO: Nürburgring. Novo recorde desta vez para o Jaguar XE SV Project 8

Jaguar XJ (também) com nova plataforma em alumínio

Para já ainda sem aspectos técnicos revelados, o novo navio-almirante da marca do felino deverá estrear uma nova plataforma em alumínio, capaz de suportar não somente motorizações elétricas, como também motores de combustão.

Jaguar XJ 2016

Quanto à solução 100% elétrica, a única que à partida existirá no futuro XJ, poderá ostentar, inclusivamente, mais do que um motor elétrico. Será uma forma de garantir tração integral permanente, com o objetivo de proporcionar uma condução não apenas luxuosa, como também desportiva. A Jaguar pretende ainda que o modelo venha a ser também a proposta mais desportiva do segmento.

Este objetivo só será possível de alcançar caso o Jaguar XJ venha a dispor um sistema de propulsão elétrico suficientemente potente para corresponder a tais ambições, mas também com capacidade para garantir uma autonomia muito perto dos 500 quilómetros.

Sabes responder a esta?
De que material são as novas pinças de travão desenvolvidas pela Bugatti?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Conhece os detalhes dos travões mais potentes do mundo

Mais artigos em Notícias

Os mais vistos