Notícias Revenge of the 80’s? Não, apenas um leilão recheado de carros de sonho

Leilão

Revenge of the 80’s? Não, apenas um leilão recheado de carros de sonho

Se és fã dos desportivos dos anos 80 e 90 este leilão é para ti. Os carros vão ser vendidos a 1 de dezembro, mesmo a tempo de comprares uma prenda de natal.

Renault 5 GT Turbo

Vêm aí um leilão muito especial para todos aqueles que, tal como nós, suspiram ao ver passar um desportivo dos anos 80 ou 90 do século passado. Organizado pela empresa de leilões britânica Classic Car Auctions, o leilão de que te falamos vai decorrer a 1 de dezembro e vai contar com alguns modelos bem especiais.

Com carros como um Renault 5 GT Turbo, um BMW M3 E30 e ainda exemplares de dois dos mais famosos “coupés do povo”, um Ford Capri e um Opel Manta, o difícil é não nos deixarmos levar pela vontade de licitar em cada carro que surja.

Para além destes desportivos mais acessíveis vão ainda estar à venda modelos da Aston Martin, Jaguar e Porsche. O leilão vai decorrer no centro de eventos de Warwickshire, no Reino Unido. Apesar de a lista completa dos carros que vão estar à venda estar no site da leiloeira, decidimos poupar-te o trabalho e selecionámos os sete carros que gostaríamos de poder comprar, vê lá se concordas com a nossa escolha.

Renault 5 GT Turbo (1988)

Renault 5 GT Turbo

 

Começamos a nossa lista com este Renault 5 GT Turbo. Apesar de muitos terem caído, infelizmente, nas garras do mau tuning ainda se vão conseguindo encontrar alguns exemplares em estado original. Este que vai estar à venda no dia 1 de dezembro é um bom exemplo disso.

Importado do Japão e com volante à esquerda conta apenas com 43 000 km no odómetro. Tem ainda um novo jogo de pneus instalado e apesar de o historial de manutenção ser apenas parcial a leiloeira refere que este recebeu uma revisão há pouco tempo, estando pronto a rolar.

Valor: 15 mil a 18 mil libras (16 mil a 20 mil euros).

BMW M3 E30 (1990)

BMW M3 E30

Também disponível no leilão vai estar este BMW M3 E30, que muito provavelmente já ultrapassou há muito a sua curva de depreciação. Este desportivo alemão recebeu uma pintura nova em 2016, uma revisão completa, incluído ao sistema de travagem. Ao todo conta com cerca de 194 000 km percorridos ao longo da sua vida, mas sendo um BMW não nos parece que isso possa vir a ser um grande problema.

Valor: 35 mil a 40 mil libras (39 mil a 45 mil euros).

Porsche 911 SC Targa (1982)

Porsche 911 SC Targa

Este Porsche 911 SC Targa foi recentemente alvo de um restauro no valor de 30 mil libras (cerca de 34 mil euros) e isso nota-se. Num estado imaculado e com um motor reconstruído este Porsche promete durar ainda muitos mais anos, sendo um valor seguro enquanto investimento. Este exemplar em particular está equipado com um motor de 3,0 l e caixa manual e conta com cerca de 192 000 km percorridos, mas lembra-te que foi restaurado, por isso essa quilometragem já só conta para o histórico do carro.

Valor: 30 mil a 35 mil libras (34 mil a 39 mil euros).

Ford Tickford Capri (1986)

Ford Capri Tickford

Conhecido por muitos como o Mustang europeu, o Ford Capri foi um enorme sucesso no Reino Unido. Este exemplar que vai a leilão surge equipado com o kit estético da Tickford (muito apreciado por terras da sua majestade) e apresenta um ar bastante agressivo. Conta com cerca de 91 000 km percorridos e precisa de apenas algum trabalho ao nível dos bancos para ficar em estado de concurso.

Conta com um motor 2,8 V6 alimentado por um turbo que debita uns impressionantes 200 cv. Este Capri está ainda equipado com amortecedores da Bilstein, um diferencial autoblocante e travões melhorados. Este exemplar é um de apenas 85 produzidos, por isso pode ser considerado um investimento interessante dada a sua raridade.

Valor: 18 mil a 22 mil libras (20 mil a 25 mil euros).

Opel Manta GTE Exclusive (1988)

Opel Manta GTE Exclusive

Durante os anos 70 e 80 do século passado o Opel Manta foi um dos principais concorrentes do Ford Capri. Este exemplar esteve nas mãos do mesmo dono durante 26 anos e é do último ano de produção do Manta (1988), contando com cerca de 60 000 km percorridos. Equipado com um motor de 2,0 l de 110 cv este Manta conta ainda com o nível de equipamento Exclusive e com um kit de carroçaria da Irmscher, que lhe oferece faróis duplos, um spoiler traseiro e bancos Recaro.

Valor: 6 mil a 8 mil libras (9600 a 13 mil euros).

Volkswagen Golf GTI Mk2 (1990)

Volkswagen Golf GTI Mk2

Depois de dois desportivos de tração atrás trazemos-te um representante dos hot hatch. Este Golf GTI Mk2 conta apenas com 37 000 km percorridos ao longo da sua vida e tem ainda um histórico de revisões completo. Está equipado com o motor de 1,8 l e 8 válvulas e parece pronto a percorrer outros 37 000 km sem quaisquer problemas.

Valor: 10 mil a 12 mil libras (11 mil a 13 mil euros).

Audi Quattro Turbo 10v (1984)

Audi Quattro

Se és fã de ralis este Audi Quattro Turbo é a escolha certa. Tem cerca de 307 000 km mas não te deixes assustar pela quilometragem. Pintado há dois anos este Audi tem um registo de manutenção em dia e parece pronto a enfrentar a estrada diariamente ou um qualquer troço de rali.

Este ícone do mundo dos ralis está equipado com um motor de cinco cilindros em linha de 2,1 l e 10 válvulas associado a uma caixa manual com cerca de 200 cv.

Valor: 13 mil a 16 mil libras (14 mil a 18 mil euros).

BMW 840Ci Sport (1999)

BMW 840 ci Sport

Para o fim deixámos-te o carro mais recente de todas as nossas escolhas. Numa altura em que está prestes a chegar o novo BMW Série 8 não podemos deixar de nos deixar seduzir pelas linhas elegantes do seu antecessor. Este BMW 850 ci Sport vem de uma era em que a marca alemã ainda criava carros elegantes (ao contrário do BMW X7).

Equipado com um motor V8 de 4,4 l e caixa automática de cinco velocidades, este exemplar conta ainda com jantes da Alpina e vários logótipos do preparador.

Valor: 8 mil a 10 mil libras (9 mil a 11 mil euros).

 

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Renault 5 Turbo II?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Renault 5 Turbo II com apenas 5.900 km à venda
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Renault 5 Turbo II com apenas 5.900 km à venda