Notícias Fica a conhecer os novos motores dos Renault Talisman e Espace

Lançamento

Fica a conhecer os novos motores dos Renault Talisman e Espace

A Renault reforçou os argumentos mecânicos do Talisman e Espace, atualizando e adicionando os motores mais potentes de ambos os modelos.

Renault Espace

Os topos de gama da Renault, Talisman e Espace, passam a estar munidos com novos argumentos mecânicos, recebendo duas motorizações, uma atualizada a gasolina e outra nova a gasóleo, que são também as mais potentes que podemos comprar em ambos os modelos.

Ambas as motorizações cumprir as mais recentes normas europeias anti-poluição, e ambas estão associadas a uma caixa de dupla embraiagem, de sete velocidades (EDC) no motor a gasolina e seis velocidades no Diesel.

TCe 225 EDC FAP

A motorização a gasolina trata-se do mesmo bloco que podemos encontrar no Alpine A110 e no Renault Mégane R.S., ou seja o quatro cilindros com 1,8 l de capacidade e turbocompressor — aqui, no entanto, com números mais modestos. Tal como a denominação TCe 225 indica, a potência é de 225 cv e o binário máximo de 300 Nm. 

VÊ TAMBÉM: Renault Triber. O SUV compacto de sete lugares que tu não podes comprar
Renault Talisman, Renault Talisman sport tourer

Entre os destaques tecnológicos desta unidade, encontramos um turbocompressor de dupla entrada e abertura variável das válvulas com três posições. Esta motorização passa também a estar  equipada com um filtro de partículas (FAP).

Quando equipado com o TCe 225 EDC FAP, o Renault Talisman atinge os 100 km/h em 7,4s e tem uma velocidade máxima de 240 km/h.

Blue dCi 200 EDC

Do lado do Diesel temos um novo bloco com 2,0 l de capacidade capaz de debitar 200 cv e 400 Nm de binário máximo. De acordo com a Renault, apesar dos 40 cv e 20 Nm a mais que o anterior dCi 160, os consumos e emissões de CO2 são inferiores.

Para o conseguir o Blue dCi 200 EDC vem “carregado” de soluções tecnológicas como o intercooler posicionado junto aos coletores de admissão arrefecido a água; um atuador elétrico responsável pela variação da geometria da turbina; injetores de oito orifícios e uma pressão de injeção mais elevada — de 1800 bar para 2500 bar —; e para ajudar a reduzir a fricção, as hastes das válvulas e pernos dos pistões recebem um revestimento em carbono tipo diamante.

Do lado do tratamento dos gases de escape, encontramos a tecnologia SCR (redução catalítica seletiva) que permite reduzir as emissões de óxido de azoto (NOx) e o sistema passou a estar colocado mais próximo do motor, aumentando a sua eficácia.

Renault Espace

Novamente usando o Renault Talisman como referência, quando equipado com esta unidade, é capaz de atingir os 100 km/h em 7,6s e tem uma velocidade máxima de 237 km/h.

A NÃO PERDER: Novo Renault Clio em vídeo. Testámos a 5ª geração do carro mais vendido em Portugal

Preços

O Renault Talisman TCe 225 EDC FAP está disponível nos níveis de equipamento Executive e Initiale Paris, com preços a começar nos 42 556,72 euros e 48 254,81 euros, respetivamente.

O Renault Talisman Blue dCi 200 EDC está apenas disponível no nível Initiale Paris, com os preços a iniciarem-se nos 53 596,48 euros.

A Renault Espace TCe 225 EDC FAP está disponível nos níveis Zen e Initiale Paris com preços a começar nos 47 690,40 euros e 55 676,57 euros, respetivamente. Esta variante está apenas disponível com cinco lugares.

A Renault Espace Blue dCi 200 EDC, por outro lado, está disponível com cinco e sete lugares, com esta última opção a pagar menos ISV, o que se reflete no preço final:

  • Zen — a partir de 60 221,02 euros
  • Zen (7 lug.) — a partir de 51 398,80 euros
  • Initiale Paris — a partir de 68 667,95 euros
  • Initiale Paris (7 lug) — a partir de 59 787,57 euros

Sabe esta resposta?
Quantos quilos a menos pesa o Renault Mégane R.S. Trophy-R em relação ao R.S. Trophy?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Adivinhem quem voltou a ser o mais rápido tração dianteira no Nürburgring?