Notícias Ano começa com descida do preço das antigas SCUT. Saiba quanto

Portagens

Ano começa com descida do preço das antigas SCUT. Saiba quanto

Desde ontem, 1 de janeiro, que circular nas antigas SCUT é mais barato. Sendo que se espera uma redução até 30% nos veículos ligeiros.

SCUT portagens eletrónicas

Desde ontem, 1 de janeiro, que as portagens das antigas SCUT diminuíram, de acordo com uma portaria lançada pelo Governo.

Relembre que as portagem SCUT (Sem Custo para o Utilizador) foram introduzidas em 1997, sendo que depois «de muitas controvérsias» entre 2010 e 2016, foram introduzidas «portagens reais».

novas taxas de portagem

O que muda?

Este ano, o preço das portagens para veículos ligeiros vão diminuir até 30%, e para o transporte de mercadorias e de passageiros irão diminuir até 22,6%, em comparação com dezembro de 2023.

É de destacar, no entanto, que os transportes pesados de passageiros e de mercadorias apenas usufruem desta nova redução nos períodos diurnos. Nos períodos noturnos, fins de semanas e feriados este tipo de veículos continua a pagar os preços anteriormente em vigor, que já incluíam uma redução.

Estas medidas englobam as A22 (antiga SCUT do Algarve ou Via do Infante), A23 (Beira Interior), A24 (Interior Norte) e A25 (Beira Litoral/Beira Alta). E, ainda, a A4 (Transmontana e Túnel do Marão) e a A13 e A13-1 (Pinhal Interior).

No entanto, nestes valores não se encontram considerados os aumentos que decorrem da inflação, conforme o que está estipulado nos contratos de concessão em vigor.

Leia também: Preço das portagens vai aumentar em 2024. Fique a saber quanto

Em relação a 2021

De acordo com o Governo, espera-se que estas reduções sejam mais sentidas na A4 Transmontana e Túnel do Marão, na A13 e na A13-1 (Pinhal Interior), uma vez que estas ainda não tinham sido abrangidas pela última redução de preços que aconteceu em 2021.

Segundo as contas do MCT (Ministério da Coesão Territorial), os descontos iniciados em 2021 chegaram em 2023 aos 50% em relação ao preço praticado aquando do início do pagamento, em 2011. Com esta nova redução, essa percentagem sobe para os 65%.

O mesmo se procede com os transportes de passageiros e de mercadorias. “A redução definida em 2021 e em vigor até ao final de 2023 é de 57,5% durante o dia e de 70% durante a noite, fins de semana e feriados (…). Com a nova Portaria, a redução passa de 57,5% para 65%, que representa, face aos preços de dezembro, uma redução de cerca de 22,6%. A redução de 70% no período noturno, mantém-se inalterada na nova Portaria.” 

Fonte: Portugal.gov.pt