Notícias Range Rover Velar, agora com um V8 Supercharged e 550 cv

Apresentação

Range Rover Velar, agora com um V8 Supercharged e 550 cv

Este é o Range Rover Velar mais potente de sempre, e é também o mais potente do segmento, juntamente com o "irmão" Jaguar F-Pace SVR.

Range Rover Velar SVAutobiography Dynamic Edition

Por baixo do capot do Range Rover Velar SVAutobiography Dynamic Edition reside um “bom e velho” V8 Supercharged (compressor) com 5000 cm3. Debita 550 cv e 680 Nm de binário, colocando-o no topo do segmento, suplantando rivais como o GLC 63 S ou o Stelvio Quadrifoglio.

Os números refletem os já conhecidos do Jaguar F-Pace SVR, conhecido em 2018, modelo com o qual o Velar partilha a sua base e são ambos criação da Special Vehicle Operations da Jaguar Land Rover.

Mais de meio milhar de cavalos permite lançar o Velar SVAutobiography Dynamic Edition até aos 100 km/h em apenas 4,5s e atingir uma velocidade máxima de 274 km/h. Números impressionantes, mas apesar da vantagem da potência, e como já tínhamos referido em relação ao F-Pace SVR, os rivais alemão e italiano fazem ainda melhor — ficam abaixo dos 4,0s nos 0-100 km/h — com menos 40 cv.

VÊ TAMBÉM: Achas que estás a ver um Range Rover Classic original? Vê melhor
Range Rover Velar SVAutobiography Dynamic Edition

Performance, mas também refinado

O Range Rover Velar SVAutobiography Dynamic Edition destaca tanto a performance como o requinte. Por fora, excetuando as generosas e vistosas saídas de escape trapezoidais, o desenho do World Car Design of the Year (Design Automóvel Mundial em 2018) viu a sua expressividade ser elevada de forma um pouco mais subtil, dando pistas para o potencial que esconde, tanto em performance como dinâmica.

Na frente encontramos uma nova grelha e entradas de ar de maiores dimensões no para-choques. De perfil são visíveis novos painéis na parte inferior da carroçaria, e na traseira o novo pára-choques integra as já mencionadas saídas de escape. O conjunto é rematado com novas jantes forjadas em alumínio de 21″ — pesam o mesmo que as de 20″ dos outros Velar —, mas em opção existem jantes de 22″ com um acabamento único em Silver Sparkle.

No interior a aposta é mais focada no luxo. Os revestimentos são em pele perfurada e acolchoada Windsor, havendo à escolha quatro combinações cromáticas — Ebony, Cirrus, Vintage Tan e Pimento. Os bancos aquecidos e ventilados são ajustáveis em 20 vias, com massagens de série.

Mais números
O sistema de escape ativo (som emitido variável via uma válvula) é 7,1 kg mais leve que o sistema de escape convencional nos outros Velar. O acerto do compromisso entre conforto, comportamento e responsividade do Velar SVAutobiography tomou 63 900 horas aos engenheiros da SVO! Por fim, para reduzir a ansiedade de autonomia no uso do possante V8 Supercharged, a Range Rover refere uma autonomia de até 483 km, considerando o depósito de 82 l de capacidade.

O volante é único, de aspeto desportivo, e por trás dele há patilhas em alumínio para mudar de relação. Os comandos do sistema de info-entretenimento Touch Pro Duo e o comando rotativo do seletor da caixa de velocidades apresentam um acabamento único recartilhado. Para os que procuram um aspeto mais “racing”, opcionalmente há um pack fibra de carbono.

Dinâmica apurada

Para suportar o “poder de fogo” do V8 Supercharged, o novo Range Rover Velar SVAutobiography Dynamic Edition viu o sistema AWD, caixa automática de oito velocidades, direção (assistência variável) e suspensão pneumática (mais firme) revistos com novas calibrações; recebendo ainda barras estabilizadoras mais espessas com o propósito de reduzir o adornar da carroçaria.

O sistema de travagem foi majorado, recebendo discos em duas peças — peso otimizado e maior capacidade de dissipar calor — com 395 mm de diâmetro à frente e 396 mm atrás, com pinças de quatro êmbolos à frente.

O Velar SVAutobiography Dynamic Edition retém toda a capacidade todo-o-terreno e conforto expectáveis de um Range Rover, com uma experiência de condução ainda mais cativante e recompensadora. O resultado é um SUV composto e luxuoso que aparenta, soa e é único.

Stuart Adlard, Gerente Sénior de Engenharia de Veículos, SV, Land Rover

Subscreve o nosso canal de Youtube.

O novo Range Rover Velar SVAutobiography Dynamic Edition terá estreia pública no próximo Salão de Genebra, em março.

Sabe esta resposta?
Qual destas transmissões não pertence à segunda geração do Range Rover Evoque?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Queres conhecer ao vivo o novo Range Rover Evoque?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Queres conhecer ao vivo o novo Range Rover Evoque?