Notícias Um SUV pode ser um “driver’s car”? Aparentemente sim…

Prémios

Um SUV pode ser um “driver’s car”? Aparentemente sim…

Que o Stelvio Quadrifoglio, o SUV da Alfa Romeo, é potente e rápido já nós sabemos, mas será que isso chega para ser um "driver's car"?

Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio

Dizer que um Alfa Romeo Stelvio, mesmo sendo o Quadrifoglio, é um melhor driver’s car que um Mazda MX-5 ou um Honda Civic Type-R pode parecer heresia. No entanto foi isso mesmo que aconteceu nos primeiros prémios Carwow este ano nos quais o SUV italiano recebeu o prémio “Driver’s Award”.

Bem sabemos que o Stelvio Quadrifoglio não é um SUV qualquer, contando com uma distribuição de peso 50:50 e um motor V6 de 2,9 l biturbo — by Ferrari — capaz de debitar 510 cv. As prestações também impressionam, com o Stelvio a chegar aos 283 km/h e a cumprir os 0 aos 100 km/h em apenas 3,8s.

Mas será que isto tudo chega para ser considerado um driver’s car? É que não basta ter muitos cavalos debaixo do capô, é um assunto mais complexo. Tem a ver não só com atributos dinâmicos, como também com a ligação Homem-máquina, até ao prazer de condução… e é aí que está a questão, será que um SUV consegue cumprir todos estes predicados?

VÊ TAMBÉM: O que esconde este Alfa Romeo Brera S?
Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio

Um novo paradigma?

De acordo com o painel de jurados da Carwow o Stelvio consegue, uma vez que consideraram que “Pode não ser o primeiro SUV de alta performance, mas o Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio é, de longe, o que proporciona mais prazer de condução — na verdade, é muito mais divertido de guiar do que a maioria dos modelos puramente desportivos“, tendo sido essa a razão pela qual lhe atribuíram o prémio.

Apesar de o Stelvio Quadrifoglio ser um SUV especial — conseguir percorrer o Nordschleife no Nürburgring em apenas 7min51,7 s não é para todos os carros — não deixa de ser curioso ver atribuído um prémio destinado a distinguir o derradeiro prazer de condução a um… SUV, e por isso temos de perguntar: é o início da era do Hot SUV?

Subscreve o nosso canal de Youtube.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Alfa Romeo 155 GTA Stradale?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este é o único Alfa Romeo 155 GTA Stradale em existência