Notícias Parece um Mercedes Classe G, não parece? Vê melhor

Leilão

Parece um Mercedes Classe G, não parece? Vê melhor

Até pode parecer um Mercedes-Benz Classe G, mas na realidade é um muito raro Puch 500 GE. Fica a conhecer melhor este "irmão" do G que também está para ser leiloado.

Puch 500 GE
RM Sotheby's

À primeira vista, o modelo que te apresentamos neste artigo até pode parecer um Mercedes-Benz Classe G. No entanto, um olhar mais atento vai revelar-te de que se trata de um (muito) raro Puch 500 GE.

Antes de te contarmos a história deste exemplar em particular, convém explicar-te porque razão é que o famoso jipe alemão tem um “irmão gémeo” austríaco.

Nascido em 1979, o Classe G resultou de um projeto conjunto com os austríacos da Steyr-Puch (sim, os mesmo por detrás do Panda 4X4) com a Daimler — a Steyr-Puch daria lugar à Magna-Steyr em 2001.

VÊ TAMBÉM: Mercedes-Benz vai reformar modelos, motores e plataformas. Mas porquê?
Puch 500 GE
RM Sotheby's

Ora, fruto dessa parceria, em alguns países (como a Suíça e a Áustria) o Mercedes-Benz Classe G foi vendido até 1999 com o símbolo da Puch nas suas mais diversas variantes, inclusive este raro Puch 500 GE de que te falamos hoje.

O Puch 500 GE

E porquê é raro? O 500 GE foi o primeiro Classe G a receber um motor V8, tendo sido produzido entre 1993 e 1994, em e apenas saíram da linha de produção 446 unidades. Dessas, apenas três receberam o símbolo da Puch e uma delas é precisamente o modelo de que te falamos hoje.

Saído da linha de produção em 1993, este Puch 500 GE foi usado inicialmente para efeitos de homologação, como carro de imprensa e largamente fotografado para efeitos promocionais.

Puch 500 GE
RM Sotheby's

Recheado de equipamento, não lhe faltam sequer os vistosos “bull-bars” cromados típicos dos anos 90, o cruise control, as jantes de liga leve ou os bancos dianteiros aquecidos.

Debaixo do capot encontra-se o M 117, um V8 atmosférico com 5.0 l de capacidade, 241 cv e 365 Nm, números que lhe permitiam alcançar os 180 km/h e atingir os 100 km/h em 11,4s.

VÊ TAMBÉM: Mercedes-AMG A 45 S 4MATIC+ testado. O senhor eficácia

Sem base de licitação definida, este raro Puch 500 GE vai ser leiloado pela RM Sotheby’s em junho, em Essen, na Alemanha.


A equipa da Razão Automóvel continuará online, 24 horas por dia, durante o surto de COVID-19. Segue as recomendações da Direção-Geral de Saúde, evita deslocações desnecessárias. Juntos vamos conseguir ultrapassar esta fase difícil.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Mercedes-Benz E 50 AMG (W210)?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Lembras-te deste? Mercedes-Benz E 50 AMG (W210)
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Lembras-te deste? Mercedes-Benz E 50 AMG (W210)