Notícias Preço dos combustíveis lá acabou por descer. Mas (muito) pouco

Combustíveis

Preço dos combustíveis lá acabou por descer. Mas (muito) pouco

A muito desejada descida no preço dos combustíveis acabou mesmo por acontecer esta semana. Mas os valores não vão além de um cêntimo.

Pistolas de abastecimento de combustível
© Engin Akyurt / Unsplash

O final da semana passada foi ligeiramente tenso no que diz respeito ao preço dos combustíveis. A previsão de uma descida já era desejada há muito, mas coincidia perfeitamente com o anúncio da atualização das medidas de redução fiscal do governo, por se tratar do primeiro dia do mês.

Felizmente, o governo anunciou que neste mês de setembro não iria haver redução do «desconto fiscal». Por isso mesmo, o início desta semana começou mesmo com uma descida nos preços; infelizmente, não vai além de um cêntimo por cada litro.

Segundo os valores indicados pela DGEG (Direção-Geral de Energia e Geologia), que já incluem os descontos das gasolineiras e as medidas do governo, o preço médio dos combustíveis ficou ontem, dia 4 de setembro, em 1,720 €/l no caso do gasóleo simples e em 1,872 €/l no caso da gasolina simples 95.

Nas principais gasolineiras é ainda mais simples ver que o ajuste dos preços foi mesmo mínimo. Na Galp, por exemplo, tanto a gasolina como o gasóleo desceram um cêntimo por cada litro abastecido. Na BP, o gasóleo também desceu um cêntimo, mas o preço da gasolina foi reduzido em apenas meio cêntimo. E na Repsol, tanto a gasolina como o gasóleo desceram apenas meio cêntimo.

Será sempre necessário relembrar de que estes valores referem-se ao preço médio, pelo que poderão diferir dos valores que vai encontrar nos postos de combustível.

Medidas fiscais em setembro

O início de mais um mês significa novos ajustes nas medidas de redução fiscal. No entanto, com o escalar dos preços que se verificaram nas últimas seis semanas, o Ministério das Finanças anunciou em comunicado de que o mês de setembro não iria ter qualquer alteração relativamente a agosto.

Totem de posto de combustível
© André Mendes / Razão Automóvel

Segundo podemos ler no comunicado, “face à evolução dos preços dos combustíveis durante o mês de agosto, o Governo mantém inalterada a suspensão parcial da atualização da taxa de adicionamento sobre as emissões de CO2 (taxa de carbono), pelo que – tendo em conta todas as medidas em vigor – a redução dos impostos aplicáveis mantém-se nos 23 cêntimos por litro de gasóleo e nos 25 cêntimos por litro de gasolina.”