Notícias Preço dos combustíveis atinge máximo do ano esta semana

Combustíveis

Preço dos combustíveis atinge máximo do ano esta semana

Esta semana começa com um aumento do preço dos combustíveis que dita um novo recorde anual para o gasóleo e para a gasolina.

Pistolas de abastecimento de combustível
© André Mendes / Razão Automóvel

Tal como tínhamos adiantado, o início desta semana (7 de agosto) trouxe novo aumento no preço dos combustíveis, que atingiram os valores mais elevados do ano até agora, depois de terem sofrido um «mega» aumento de cerca nove cêntimos na semana anterior.

Em parte, esta subida explica-se pelo aumento significativo do valor do Brent nas últimas semanas. Mas importa recordar que o Ministério das Finanças está, aos poucos, a repor a taxa de carbono, que esteve «congelada» nos últimos tempos.

Quais o preço dos combustíveis hoje?

Partindo dos valores da DGEG (Direção-Geral de Energia e Geologia) do dia 4 de agosto, que já inclui os descontos das gasolineiras, registou-se um aumento do preço médio dos combustíveis em linha com aquilo que tínhamos previsto na última sexta-feira.

A NÃO PERDER: Portugueses estão a consumir mais combustíveis fósseis em 2023

O mesmo é dizer que esta segunda-feira (7 de agosto), o preço médio do gasóleo simples é de 1,678 €/l e o da gasolina 85 simples está nos 1,822 €/l.

Olhando para as principais gasolineiras, as diferenças já se fazem notar nos preços. No caso da Galp, o gasóleo subiu 5,2 cêntimos por litro. Na Repsol, o gasóleo subiu 5,8 cêntimos por litro e a gasolina subiu 1,2 cêntimos. Por fim, a BP aumentou o gasóleo em seis cêntimos por litro.

Posto de combustível
© Pedro Alves / Razão Automóvel

Medidas extraordinárias continuam em agosto

De todas as parcelas incluídas nas medidas extraordinárias de redução fiscal disponibilizadas pelo Ministério das Finanças, a Taxa de Carbono é a única a sofrer alterações nos últimos três meses.

O desconto no ISP (Imposto Sobre Produtos Petrolíferos) mantém-se inalterado e a tributação sobre o gasóleo agrícola permanece nos seis cêntimos por litro.

Em conjunto, todas as medidas de redução da carga fiscal no preço dos combustíveis durante o mês de agosto, vão-se traduzir num desconto de 23 cêntimos por litro de gasóleo e de 25 cêntimos por litro de gasolina.

Fonte: Mais Gasolina