Notícias Preço dos combustíveis vai descer para a semana? Parece que sim

Combustíveis

Preço dos combustíveis vai descer para a semana? Parece que sim

Depois de semanas consecutivas com o preço dos combustíveis sempre a subir, as previsões apontam para uma (pequena) descida na próxima semana.

Preços dos combustíveis - posto de abastecimento
© André Mendes / Razão Automóvel

Ao contrário do que te acontecido nas últimas semanas, as previsões do setor relacionadas com o preço dos combustíveis apontam para que haja uma boa surpresa na próxima semana.

O preço médio do gasóleo simples deverá descer um cêntimo por litro e o da gasolina simples meio cêntimo. Pode parecer pouco, mas pelo menos é uma segunda-feira que começa com uma descida e não com mais um aumento, como nas últimas semanas.

Desta forma, cada litro de gasolina poderá passar a ter um preço médio de 1,864 €/l e o gasóleo poderá descer para 1,72 €/l.

Para determinar o preço dos combustíveis, partimos dos valores fornecidos pela DGEG (Direção-Geral de Energia e Geologia). Estes já incluem os descontos praticados pelas gasolineiras e as medidas do governo atualmente em vigor.

No entanto, será sempre necessário relembrar que estes não são os valores que vai encontrar nos postos de combustível. Afinal, há diversos fatores capazes de afetar o preço dos combustíveis.

Entre eles, a localização de cada posto e o facto de cada uma das marcas ser livre de praticar os preços e promoções que desejar.

Medidas fiscais mantêm-se em setembro

Hoje é também o primeiro dia do mês, pelo que era de esperar uma comunicação do Ministério das Finanças com novos ajustes às medidas de redução fiscal. Não vão haver ajustes em setembro.

Pistola de abastecimento de gasolina
© Engin Akyurt / Unsplash

No comunicado hoje divulgado, é anunciado que “face à evolução dos preços dos combustíveis durante o mês de agosto, o Governo mantém inalterada a suspensão parcial da atualização da taxa de adicionamento sobre as emissões de CO2 (taxa de carbono), pelo que – tendo em conta todas as medidas em vigor – a redução dos impostos aplicáveis mantém-se nos 23 cêntimos por litro de gasóleo e nos 25 cêntimos por litro de gasolina.”