Notícias Ainda a subir. Preço do gasóleo em máximos do ano na próxima semana

Combustíveis

Ainda a subir. Preço do gasóleo em máximos do ano na próxima semana

O início da próxima semana voltará a trazer aumentos no preço dos combustíveis, mas apenas no gasóleo. A gasolina fica com o mesmo valor.

Preços dos combustíveis - posto de abastecimento
© André Mendes / Razão Automóvel

A tendência na evolução do preço dos combustíveis tem sido de subida e as previsões da próxima semana não fazem com isso se altere. Ainda assim, não subirá tanto como na semana que passou.

Caso se confirmem as previsões, no início da próxima semana o preço médio do gasóleo simples deverá subir um cêntimo. No entanto, no caso da gasolina, não se devem registar alterações.

Desta forma, a partir da próxima segunda-feira, 14 de agosto, o preço médio dos combustíveis deverá ficar em 1,703 €/l para o gasóleo e em 1,823 €/l para a gasolina.

Caso esta previsão se concretize, o preço do gasóleo assumirá o «título» do “preço mais elevado de 2023”. Até agora, claro.

Como habitual, os valores usados como base de cálculo, são os fornecidos pela DGEG (Direção-Geral de Energia e Geologia). Sendo que estes já incluem os valores praticados pelas gasolineiras e as medidas do governo atualmente em vigor.

Além disto, há ainda diversos fatores capazes de afetar o preço dos combustíveis. Entre eles, a localização de cada posto e o facto de cada uma das marcas ser livre de praticar os preços e promoções que desejar.

Medidas fiscais em vigor no mês de agosto

Ao longo dos últimos meses, apenas a taxa de carbono tem sofrido ajustes, devido ao «descongelamento» faseado que o Governo está a fazer. O ritmo da diminuição do desconto tem sido de cerca dois cêntimos por mês.

O desconto no ISP (Imposto Sobre Produtos Petrolíferos) tem-se mantido inalterado e a tributação sobre o gasóleo agrícola permanece nos seis cêntimos por litro.

Pistolas de abastecimento na bomba
© Engin Akyurt / Unsplash

Em conjunto, todas as medidas de redução da carga fiscal no preço dos combustíveis durante o mês de agosto, significa um «alívio» de 23 cêntimos por cada litro de gasóleo e de 25 cêntimos por cada litro de gasolina.